Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2051
Título: O interface entre os aspectos afectivo-social e o comportamento alimentar de idosos frequentadores de centros de dia
Autor: Martins, Ernesto
Palavras-chave: Idosos
Aspeto afetivo-social
Centros de dia
Comportamento alimentar
Discurso do sujeito social
Data: Dez-2012
Editora: Escola Superior de Educação João de Deus
Citação: MARTINS, Ernesto (2012) - O Interface entre os aspectos afectivo-social e o comportamento alimentar de idosos frequentadores de centros de dia. In III Congresso Internacional de Gerontologia e Geriatria, Lisboa, 6-9 de Dezembro - Portugal Maior 2012 - Encontro internacional para o envelhecimento ativo : atas. Lisboa. p. 341-352.
Resumo: O envolvimento do comportamento alimentar nos idosos permite compreender as relações socio-afetivas, com a promoção da saúde, o nível de satisfação e qualidade de vida, reconhecendo que há diversos fatores (biológicos, sociais e psicológicos) relacionados com as práticas alimentares. A investigação qualitativa realizada com 40 idosos (idades entre 65 anos e 95 anos), frequentadores de centros de dia do concelho de Castelo Branco (E1, E2, L1, L2) teve como objetivo: compreender o significado da componente socio-afetiva da alimentação no quotidiano naqueles idosos; identificar os aspetos situacionais envolventes ao seu comportamento alimentar. Aplicamos entrevista semiestruturada (14 questões) em aberto, além dos itens de identificação utilizando no seu tratamento (análise de conteúdo) o discurso do sujeito coletivo, sendo as respostas agrupadas por questões, destacando as “evidências narrativas” do conteúdo discursivo, devidamente agrupados em “nexos com a ideia central correspondente” para formar o discurso do coletivo. Concluímos que os idosos não mostraram muita relação “pregressa” com a alimentação, tendo a maioria sentindo saudades dos momentos alimentares com a família ou conjugues. As narrações convergem para o “agora” com os amigos dos centros de dia, proporcionando a alimentação vínculos socio-afetivos, amizades, convívio, etc. – “comer em companhia”.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2051
ISBN: 978-972-8061-78-4
Aparece nas colecções:ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Atas do III Cong. Intern. Gerontologia-DEZ2012.pdf231,16 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.