Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2069
Título: Cultura e desenvolvimento local em Portugal: decálogo de princípios orientadores para um casamento (mais) feliz.
Autor: Santos, Domingos
Palavras-chave: Política cultural municipal
Cultura
Desenvolvimento local
Portugal
Data: 2012
Editora: UMDGEO-Departamento de Geografia da Universidade do Minho
Citação: SANTOS, Domingos (2012) - Cultura e desenvolvimento local em Portugal: decálogo de princípios orientadores para um casamento (mais) feliz. In VIII Jornadas de Geografia e Planeamento, Guimarães, 15-16 de Novembro - Cidades, criatividade(s) e sustentabilidade(s) : atas. Guimarães : UMDGEO. p. 62-71.
Resumo: Entender os processos de desenvolvimento local implica identificar a diversidade de situações e potencialidades que se podem associar às iniciativas de raiz local. Neste artigo, argumenta-se que as políticas culturais autárquicas devem revestir um claro figurino territorialista, ou endógeno, porque só assim poderão constituir-se como verdadeiros instrumentos de valorização dos ativos locais e de qualificação das comunidades. Face a alguns dos mais pertinentes desafios existentes no contexto português de desenvolvimento local, serão enunciados dez princípios orientadores básicos a que uma política cultural municipal, de matriz endógena, precisa de responder eficazmente, bem como as principais características que lhes devem transmitir forma e conteúdo.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2069
ISBN: 978-989-97394-1-3
Aparece nas colecções:ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
cultura e desenvolvimento local.pdf7,77 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.