Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2071
Título: Malpica do Tejo : (con)tradições de um diálogo entre empresarialidade e território.
Autor: Santos, Domingos
Palavras-chave: Malpica do Tejo
Empresarialidade
Territórios de baixa densidade
Inovação
Data: 2005
Editora: NERCAB (Associação Empresarial Região de Castelo Branco)
Citação: SANTOS, Domingos (2005) - Malpica do Tejo: (con)tradições de um diálogo entre empresarialidade e território. In SIMÕES, Maria João (coord.) - Empresarialidade em territórios de baixa densidade. Castelo Branco : NERCAB. p. 159-168.
Resumo: Malpica do Tejo constitui uma das muitas freguesias em perda do interior rural beirão, com acentuados sintomas de desvitalização demográfica e económica, muito polarizada pela dinâmica de crescimento evidenciada pela cidade de Castelo Branco. O estudo pretende abordar as determinantes empresariais que se encontram subjacentes à dinâmica de inovação que a localidade manifesta. Que tipo de formato empresarial possuem? Como abordam os mercados? Que razões subjazem a esse aparente sucesso empresarial? Existirá algum efeito do território? Que relação estabelecem com a envolvente regional? Que perspetivas de futuro enfrentam? Estas são apenas algumas da questões que serviram de filtro analítico ao trabalho que efetuámos e que deteve a sua atenção em três das empresas agro-alimentares malpiqueiras mais conhecidas e emblemáticas, um queijaria, uma panificação e produtora de bolaria tradicional e uma cooperativa de produtores de azeite.
Descrição: Estudo adjudicado pela NERCAB (Associação Empresarial Região de Castelo Branco). A responsabilidade técnica e científica do estudo, decorrente da subcontratação parcial de serviços, pertence aos CES da Universidade da Beira Interior, ao CEDER do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Empresa Espaço e Desenvolvimento.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2071
Aparece nas colecções:ESECB - Livros ou capítulos de livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maltica do Tejo.pdf6,83 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.