Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2077
Título: "Estudios Sencillos" de Leo Brouwer : análise dos XX estudos simples e sua aplicação prática no ensino e na obra de "El Decameron Negro"
Autor: Mendes, Adolfo Carlos Teixeira Saldanha
Orientador: Carvalhinho, Miguel Nuno Marques
Raimundo, José Filomeno Martins
Palavras-chave: Guitarra
Ensino de guitarra
Leo Brouwer
Estudos Simples
El Decameron Negro
Data de Defesa: 2013
Resumo: O ensino da música melhora áreas da memória verbal, da escrita, da matemática e do coeficiente intelectual. E não deverá só ir ao encontro dos que possuem talento, ou pensam enveredar pela música, mas abraçar todos os alunos em geral, já que não é somente importante formar artistas mas igualmente formar quem possa compreender e interpretar a arte, caso contrário também não fará grande sentido produzi-la. A música promove o desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do individuo. Por tudo isto faz sentido que o ensino artístico especializado ganhe cada vez mais espaço no ensino em geral, mas necessitará para tal que os projectos educativos sejam consistentes e exequíveis e os programas de ensino aliciantes e motivadores, capazes de combater o absentismo, a retenção e o abandono. O presente relatório de projecto, na área da música, na vertente de instrumento guitarra, apresenta uma análise interpretativa dos XX Estudos Simples de Leo Brouwer aplicados ao ensino de guitarra numa perspectiva de tornar o programa mais aliciante e entusiasmante, e também por se entender serem ricos em elementos fundamentais à aquisição de habilidades motoras que intervêm na melhoria da performance do aluno. A interpretação e execução das obras deste grande compositor são, de resto, uma prática por excelência à melhoria da performance de qualquer guitarrista ou professor de guitarra pela grande exigência técnica e musical. Nesse sentido foi feita uma extensão desta análise interpretativa à obra El Decameron Negro, procurando passagens que reflictam aspectos técnicos e musicais abordados e desenvolvidos pelos Estudos Simples.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Música, área de especialização de Guitarra.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2077
Designação: Mestrado em Música
Aparece nas colecções:ESART - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ADOLFO_MENDES.pdf449,69 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.