Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2095
Título: Perturbação de hiperatividade e défice de atenção : estratégias educativas na disciplina de geografia.
Autor: Fernandes, Sandra Maria Silvestre
Orientador: Pereira, Cristina Maria Gonçalves
Tomás, Helena Margarida Luís Ramos
Palavras-chave: PHDA
Estratégias pedagógicas
Atenção
Concentração
Aprendizagem
PHDA
Pedagogical strategies
Attention
Concentration
Learning
Data de Defesa: 28-Nov-2013
Resumo: Este trabalho de projeto pretende identificar estratégias que promovam um comportamento mais adaptativo e o sucesso escolar de um aluno com PHDA através da implementação de uma proposta pedagógica, inserida nas aulas de Geografia, no 9º ano de escolaridade e no tema: programático: “Contrastes de Desenvolvimento” As questões do estudo são as seguintes: (1) Que estratégias pedagógicas poderão ser implementadas, para melhorar a atenção e a concentração de um aluno com PHDA? (2) Qual o contributo dos pares/colegas de turma e da família para um comportamento mais adaptativo de um aluno com PHDA, promotor de um maior sucesso educativo? Face às questões investigativas utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, seguindo uma perspetiva interpretativa, recorrendo ao estudo de caso. A nível educativo existe uma variedade de estratégias e de modificações que se podem introduzir no processo de ensino e aprendizagem, com vista a assegurar uma educação eficaz aos alunos com PHDA. Com base nos resultados obtidos pretendemos refletir sobre as práticas pedagógicas e estratégias que poderão ser implementadas e sobre o contributo dos colegas e da família para o sucesso educativo de um aluno com PHDA. Esperamos, assim, contribuir para um maior conhecimento desta perturbação, bem como para a fundamentação de estratégias educativas que promovam a inclusão de crianças com PHDA.
This project paper wants to clearly identify strategies to promote a more adaptive behavior and school success of a PHDA student through the implementation of a pedagogical proposal, which will be implemented on Geographic classes, on the nine grade under the programmatic theme “Contrastes de Desenvolvimento”. The study objects are as follows: (1) Which strategies could be implemented, mainly on the elaboration of didactic materials, to improve attention and focus of a PHDA student? (2) Which would be the parents/classmates contribution to a more adaptative behavior by a PHDA student, promoting a greater educational success? Given those investigative questions, it was used na qualitative methodology, following a interpretative perspective, using the case study. At an educational level there’s a variety of strategies and modifications that can be introduced on the learning process, to ensure a more effective education to students with PHDA. Based on the results, was intended to reflect about some pedagogical practices and strategies that could be implemented and also about the contribution that classmates and family have to lead a PHDA student to educational success. We thus hope to contribute to a greater knowledge on this disturbance, as well as for the reasoning of educational strategies that promote the inclusion of PHDA students.
Descrição: Trabalho de Projeto apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial - domínio Cognitivo-Motor.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2095
Designação: Mestrado em Educação Especial - domínio Cognitivo-Motor
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE Sandra Fernandes.pdf5,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.