Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2143
Título: As tecnologias assistivas e os cidadãos mais idosos : propostas para a promoção de um melhor processo de envelhecimento
Autor: Gil, Henrique
Vieira, José
Palavras-chave: TIC
Tecnologias assistivas
Cidadãos mais idosos
Envelhecimento
Data: Nov-2013
Editora: Instituto Politécnico de Castelo Branco
Citação: GIL, Henrique, VIEIRA, José (2013) - As tecnologias assistivas e os cidadãos mais idosos: propostas para a promoção de um melhor processo de envelhecimento. In II Jornada Potencial Técnico e Científico do IPCB : Investigação, Inovação e Desenvolvimento, Castelo Branco, Escola Superior de Tecnologia, 27 de Novembro - O que fazemos? Como fazemos? Para quem fazemos? : atas. p. 121-128.
Resumo: O processo de envelhecimento promove um conjunto de perda de capacidades em diferentes níveis: físico, cognitivo, emotivo e social. A Iniciativa i2010: Plano de Acção «Tecnologias da Informação e das Comunicações e Envelhecimento», promovida pela União Europeia, visa a promoção de medidas e de ações que permitam uma melhor qualidade de vida para os cidadãos mais idosos. A Iniciativa i2010 pretende que sejam atingidos três diferentes domínios com as TIC mas com um enfoque nas tecnologias assistivas digitais: 1. Envelhecer bem no trabalho; 2. Envelhecer bem na comunidade; 3. Envelhecer bem em casa. É nesta última vertente que se pretende apresentar uma proposta que visa a criação e adaptação de dispositivos tecnológicos digitais que permitam uma monitorização das rotinas dos cidadãos mais idosos, salvaguardando-se todos os aspetos éticos e de privacidade, mas que seja potenciadora de um novo «ambiente» onde os cuidadores possam intervir sempre que for necessário de uma forma atempada em termos de salvaguarda do bem-estar e segurança dos cidadãos mais idosos. A conceção, o desenvolvimento e a implementação dos dispositivos digitais serão enquadrados nos projetos da Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e das Telecomunicações (3º ano) na Escola Superior de Tecnologia do Instituo Politécnico de Castelo Branco.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2143
Aparece nas colecções:ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
As tecnologias.pdf641,52 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.