Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2152
Título: Aprender para além da escola… explorar os cinco sentidos no horto de Amato Lusitano
Autor: Taborda, Ana Raquel Quina
Orientador: Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da
Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes
Palavras-chave: Prática supervisionada
Ensino das ciências (estudo do meio)
Ensino da matemática
Educação não formal
Horto de Amato Lusitano
Supervised practice
Education science (environmental studies)
Mathematics education
Non-formal education
Data de Defesa: 9-Dez-2013
Resumo: O presente Relatório de Estágio apresenta o trabalho de ação educativa desenvolvido durante as unidades curriculares de Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico. O primeiro capítulo é constituído pela contextualização (estudo do meio, da instituição e da turma), organização e desenvolvimento das Práticas Supervisionadas (semanas de observação, planificações semanais e reflexões). O segundo capítulo é composto pela investigação “Aprender para além da escola… explorar os cinco sentidos no Horto de Amato Lusitano”. Esta investigação surge no contexto da Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico devido à importância atribuída aos contextos não formais de educação para a promoção de aprendizagens no domínio curricular. Para esta investigação foram definidos os seguintes objetivos: conhecer o Horto de Amato Lusitano e explorar as suas potencialidades, através da temática dos cinco sentidos, na educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico; construir e avaliar recursos didáticos para a aprendizagem não formal no Horto de Amato Lusitano, que contribuam para o desenvolvimento de competências (conhecimentos, capacidades e atitudes) na área das Ciências; promover a interdisciplinaridade associada à educação em espaços não formais. A investigação, de natureza qualitativa, assumiu uma opção metodológica de investigação-ação, visto que a nossa investigação se insere diretamente nas problemáticas da prática e se desenvolve num ciclo de planificação, ação, observação e reflexão que pretendemos continuar, em espiral, na nossa prática futura. Como técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizámos a observação direta participante, as notas de campo, o registo fotográfico, os registos das crianças (desenhos e textos) e a entrevista semiestruturada. O desenvolvimento desta investigação permitiu concluir que a realização das atividades no Horto de Amato Lusitano contribuiu para a promoção de importantes aprendizagens – ao nível conceptual, das capacidades, atitudes e componente afetiva – e para a integração das áreas de Ciências (Estudo do Meio) e Matemática.
This Internship Report presents the work of educational action developed during the courses of Supervised Practice in Preschool Education and Supervised Practice in the 1st cycle of Basic Education. The first chapter is about contextualization (of the environmental studies, of the institution and of the class), organization and development of Supervised Practices (weeks of observation, weekly lessons plans and reflections). The second chapter is about the research "Learning beyond the school... explore the five senses in Horto do Amato Lusitano". This research appears in the context of Supervised Practice in the 1st cycle of Basic Education due to the importance given to non-formal contexts of education to promote the learning from the curriculum area. For this investigation we defined the following objectives: to know the Horto do Amato Lusitano and explore its potential, through the theme of the five senses in science education in the 1st Cycle of Basic Education; build and evaluate teaching resources for non-formal learning in Horto do Amato Lusitano, which contribute to the development of competencies (knowledge, skills and attitudes) in the area of Science; promote the interdisciplinary associated with education in non-formal places. The qualitative research took a methodological option of research-action, since our research falls directly on the issues of the practice and develops into a cycle of planning, action, observation and reflection that we intend to continue, spirally, in our future practice. As techniques and tools for data collection we used the direct participant observation, field notes, recording photographic records of children (drawings and text) and semi-structured interview. The development of this research showed that the performance in Horto do Amato Lusitano contributed to the promotion of important learnings - at conceptual level, skills, attitudes and affective component - and the integration of the areas of Science (Environmental Studies) and Mathematics.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2152
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

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