Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2161
Título: Os animais nos contos tradicionais portugueses - relações de poder
Autor: Gaspar, Cátia Filipa da Rosa
Orientador: Pires, Maria da Natividade Carvalho
Palavras-chave: Contos tradicionais
Animais
Grandes
Pequenos
Relações de poder
Traditional tales
Animals
Large
Small
Power relations
Data de Defesa: 12-Dez-2013
Resumo: O presente Relatório de Estágio decorre da apresentação e reflexão sobre a Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico, integrada no 2º ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, leccionado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Escolhemos como tema de investigação, a articular com a prática, “Os Animais nos Contos Tradicionais Portugueses – Relações de poder”. Esta opção justifica-se pelo facto de considerarmos que o trabalho sobre esta temática, além de ser interessante para qualquer faixa etária, é, no nosso entender, muito importante no 1º Ciclo, pela ligação afetiva espontânea que as crianças, nesta idade, têm frequentemente com os animais, bem como pela reflexão que pode permitir sobre o papel das relações entre personagens frágeis e personagens fortes. O período de prática supervisionada proporcionou a análise concreta das relações entre grande/ pequeno, no que diz respeito ao tamanho físico do animal, assim como das características psicológicas do animal (personificado) e suas implicações na dinâmica de funcionamento em grupo/ sociedade. A opção metodológica desenvolvida foi a investigação-ação, tendo como técnicas de recolha de dados a observação, as notas de campo, registo fotográfico e documentos de registo de atividades, textos e desenhos. A análise dos resultados pretende apurar se ocorrem alterações na forma como os alunos encaram as relações de poder entre os animais e, simbolicamente, entre os seres humanos. Formando uma etapa que reúne variadas experiências, momentos reflexivos e muitas aprendizagens, a Prática Supervisionada permitiu-nos um contato próximo com a dupla função do professor - ensinar e investigar. A união entre a teoria e a prática é um caminho indispensável para a eficácia do sucesso, quer para o docente quer para os alunos.
The actual stage report results from the apresentation and reflection about Supervised Practice of Primary School, integrated in the 2nd cycle of studies, Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, taught in Escola Superior de Educação de Castelo Branco. We chose as investigation´s theme “Animals in portuguese traditional tales – power relationships” This choice is justified by the fact we consider this work besides being interesting for any age group, is, in our opinion, very important in the Primary School because of the spontaneous emotional connection that students at this age often have with animals, as well as the reflection can allow about the role of relationships between weak characters and strong characters. The Supervised Practice provided the concrete analysis of the relation between concepts of big/small, in what concerns about physical size of animal, as well as psychological characteristics of the animal (personified) and their implications on the operating dynamic in a group / society. The methodology developed was research/action and the techniques of data recoil were observation, field notes, photographic records and documents of activities record, texts and draws. The analysis of results has with aim find out if occur alterations in the form how students face the power relationships between animals and, symbolically, between human beings. Making one phase that recoils multiples experiences, reflexive moments e and diverse learnings, the supervised practice allowed us a close contact with teacher´s double function – to teach and to investigate. The union of theory and practice is an indispensable way for the effectiveness of success, either for teacher or for students.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2161
Designação: Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cátia Gaspar - Relatório de Estágio.pdf7,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.