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Título: Combate ao insucesso e ao abandono escolares - curso de educação e formação : um estudo de caso no distrito de Castelo Branco
Autor: Castanho, Vera da Graça Nunes Courelas
Orientador: Dionísio, Bruno Miguel de Almeida
Palavras-chave: Insucesso escolar
Abandono escolar
Curso de educação e formação
School failure
School dropout
Courses of education and training
Data de Defesa: 17-Dez-2013
Resumo: O presente trabalho investiga o papel dos Cursos de Educação e Formação (CEF) na prevenção do abandono e insucesso escolares. Aborda-se o estudo do insucesso e do abandono escolares, nas suas diferentes dimensões e interpretações, e como a criação de turmas CEF contribuíram para a escolarização dos jovens. Neste trabalho foram estudadas opiniões dos atores intervenientes do processo de ensino aprendizagem, docentes, assistentes operacionais, encarregados de educação e discentes. Sendo aplicados questionários a assistentes operacionais e encarregados de educação e foram realizadas entrevistas a docentes e alunos, numa escola secundária com 3º ciclo, que é sede de agrupamento, no distrito de Castelo Branco, concelho do Fundão. Os resultados de investigação conduziram a um plano de intervenção que passa por realizar sessões de esclarecimento acerca do CEF destinadas a encarregados de educação e alunos que estão em situação de insucesso escolar como forma de prevenir o seu abandono e concretizar reuniões pós-laborais de formação parental frequentadas por pais e alunos de forma a trabalharem-se as relações interpessoais, comportamentos e competências sociais, com o objetivo destes poderem realizar um projeto de vida para os alunos que seja acompanhada pelos pais. Esta intervenção é associada ao Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) da escola. Com este trabalho pretende-se contribuir para um melhor entendimento desta temática de modo a que o sistema educativo seja beneficiado através de reformulações de políticas educativas, de uma melhor formação dos professores e de todos os agentes educativos bem como uma melhor compreensão do meio social no qual o sistema escolar está inserido, propondo estratégias de intervenção que podem ser implementadas quer no agrupamento que nos acolheu, quer num outro qualquer agrupamento que esteja interessado em as implementar.
This study investigates the function of the courses of Education and Training (Cursos de Educação e Formação - CEF) in the prevention of school failure and abandonment. Approaches the study of school failure and dropout in different dimensions and interpretations, and how the creation of CEF classes contributed to the education of young people. In this paper we will study the opinions of the actors involved in this learning process, teachers, operational assistants, parents and students. It will be proposed questionnaires to operational assistants and parents, and it will be done interviews with teachers and students, in a secondary school with 3rd cycle, in the district of Portugal: Castelo Branco, and the council, Fundão. The research results will lead to an intervention plan that involves conduct information sessions about CEF aimed at parents and students who are in a situation of school failure as a way to prevent their abandonment and implement meetings post-employment of parental formation attended by parents and students in order to work interpersonal relationships, behaviors and social skills, in order to these ones can make a life project for students which can be accompanied by parents. This intervention will be associated with the Psychology Service and Orientation (SPO) School. This work aims to contribute to a better understanding of this issue in order to the educational system benefit from reformulations of educational policies, better training for teachers and all educational agents as well as a better understanding of the social environment in which the school system is inserted, proposing intervention strategies that could be implemented in the group that welcomed us, and in any other group that is interested in implementing them.
Descrição: Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar – Especialização em Crianças e Jovens em Risco.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2168
Designação: Mestrado em Intervenção Social Escolar – Especialização em Crianças e Jovens em Risco.
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

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