Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2194
Título: Influência da energia de compactação giratória nas propriedades volumétricas e na resistência à deformação permanente de misturas betuminosas
Outros títulos: Influencia de la energía de compactación giratoria en las propiedades volumétricas y resistencia al ahuellamiento de las mezclas bituminosas
Autor: Gardete, Dinis
Santos, Luís Picado
Capitão, Silvino
Palavras-chave: Formulação de misturas betuminosas
Deformação permanente
Compactação giratória
Trabalhabilidade
Data: 17-Nov-2013
Citação: Gardete, Dinis; Picado Santos, Luís; Capitão, Silvino (2013) - Influência da energia de compactação giratória nas propriedades volumétricas e na resistência à deformação permanente de misturas betuminosas. In Congresso Ibero-Latino Americano del Asfalto 17, 17 a 22 de novembro, Antigua Guatemala. [S.l.:s.n.]. p. 1-10
Resumo: Neste trabalho procurou avaliar-se de que modo a energia de compactação utilizada na formulação volumétrica influencia as propriedades das misturas betuminosas. As misturas utilizadas foram uma mistura densa de utilização corrente em Portugal, um AC 20 base 35/50 (MB), e uma mistura do tipo Stone Mastic Asphalt (SMA), um SMA 12,5. As misturas foram formuladas pelas metodologias tradicionais, utilizando respetivamente, a metodologia Marshall para a mistura densa e analisando a porosidade em provetes Marshall compactados com 50 pancadas por face para o SMA. A formulação volumétrica das duas misturas foi realizada de acordo com as especificações gerais da metodologia SUPERPAVE. Determinou-se a percentagem ótima em betume para diversos níveis de compactação, avaliando quais se ajustam às misturas estudadas. A compactabilidade e os valores do Locking Point são igualmente introduzidos na análise. Com base nos resultados procura avaliar-se os valores para o nível de compactação, Ndesign, adequados à formulação deste tipo de misturas. Para a mistura AC20 apresentam-se os resultados dos ensaios de desempenho já realizados. O desempenho à deformação permanente foi avaliado através de ensaios de wheel-tracking. Procura-se deste modo avaliar como o nível de compactação utilizado na formulação das misturas betuminosas afecta o seu desempenho e determinar intervalos de valores adequados à formulação das misturas de modo a otmizar o seu desempenho face às condições de serviço expectáveis.
Descrição: Comunicação apresentada no XVII Congresso Ibero-Latino Americano del Asfalto que decorreu de 17 a 22 de novembro na Antigua Guatemala
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2194
Aparece nas colecções:ESTCB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
156-01-2013-204PC.pdf524,41 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.