Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/220
Título: Contribuição para o estudo de construções nominais predicativas com o verbo-suporte fazer
Autor: Freixo, Vírgínia Maria da Silva Brunheta Dias
Palavras-chave: Linguística
Léxico
Sintaxe
Verbo-suporte
Construções nominais predicativas
Léxico gramatical
Data de Defesa: 1992
Editora: Universidade de Lisboa. Faculdade de Letras
Citação: FREIXO, Virgínia Maria da Silva Brunheta Dias (1992) - Contribuição para o estudo de construções nominais predicativas com o verbo-suporte fazer. Lisboa : Universidade de Lisboa. Faculdade de Letras. 186 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O objectivo deste trabalho consistiu no levantamento e estudo extensional dos nomes predicativos que se constroem com o verbo-suporte Fazer e na análise e descrição das características lexicais e sintácticas dessas construções nominais predicativas. Este estudo insere-se no quadro teórico do Léxico-Gramática, baseado na gramática de operadores de Z.S. Harris. Partiu-se do pressuposto de que existem numerosos substantivos que, tal como os verbos e os adjectivos, devem ser considerados como operadores que se constroem com um determinado número e tipo de argumentos, isto é, como predicados que têm sujeitos e complementos: são verdadeiros predicados semânticos e sintácticos exercendo funções construtoras. A recolha dos dados seguiu duas vertentes: listámos os nomes resultantes da nominalização de verbos e adjectivos, em que o suporte da nominalização é o verbo Fazer, os V-n, e simultaneamente recolhemos os nomes que, embora não obedecendo àquele critério, possuem as características que fazem de um nome autónomo um nome predicativo construído com o verbo-suporte Fazer : os N. Recenseámos 678 nomes que foram distribuídos por 7 Tábuas. Toda a base deste estudo foi, pois, constituída pelas listas dos nomes que, construídos com o Vsup Fazer são realmente frases simples, podendo constituir entradas lexicais, e que distinguimos das outras expressões que são frases mais complexas que põem em jogo duas frases simples pelo menos, ou um operador sobre uma frase simples. Em conclusão, pensamos ter dado, com este trabalho, o nosso modesto contributo para a elaboração de um léxico-gramática do português.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/220
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Binder1.pdf2,94 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.