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Título: (Des)responsabilização dos tutores legais/encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos : o caso do Instituto de Educación Secundaria “canal de Castilla”
Autor: Pereira, Patrícia Sofia Martins
Orientador: Moreira, Maria João da Silva Guardado
Valero Matas, Jesús
Palavras-chave: Educação
Participação
Envolvimento
Relação escola-família
Tutores legais/encarregados de educação
Education
Participation
Involvement
School-family relationship
Tutors/Guardians
Data de Defesa: 14-Jan-2014
Resumo: O presente Relatório de Estágio refere-se à realização do Estágio desenvolvido, entre o período de Janeiro de 2012 a Maio de 2012, no Instituto de Educación Secundaria Obligatoria “Canal de Castilla” de Villamuriel de Cerrato no âmbito do período de Estágio do terceiro semestre do Mestrado de Intervenção Social Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Este teve como tema principal a “(Des)responsabilização dos Tutores/Encarregados de Educação na vida Escolar dos seus educandos – O caso do Instituto de Educación Secundaria “Canal de Castilla” de Villamuriel de Cerrato. ” A sua temática incide sobre a relação escola-família e o seu objetivo principal foi investigar uma das problemáticas com que nos deparamos nos dias de hoje no âmbito escolar, que passa por saber qual o papel dos Tutores Legais/Encarregados de Educação dos alunos na vida escolar dos seus educandos. A população deste estudo foram 80 alunos do instituto, e pretendemos saber se estes participavam nas atividades escolares e qual a sua opinião acerca da participação e envolvimento dos seus tutores legais/encarregados de educação na sua vida escolar, quer no instituto quer em ambiente familiar. Um outro objetivo constituiu em conhecer através da opinião dos tutores escolares (4 tutores escolares) e dos próprios tutores legais (55 tutores legais/encarregados de educação) o grau de envolvimento e participação dos mesmos na vida dos seus filhos/educandos. Assim, para conhecer a realidade do instituto, realizou-se uma investigação qualitativa integrando diversas atividades, aos alunos tutores legais/encarregados de educação e tutores escolares. Estas atividades foram divididas por eixos de intervenção, conforme a sua área de atuação e a sua temática. A técnica principal de recolha de dados foi o questionário. É importante referir que o presente relatório de estágio apresenta não só o conjunto de atividades realizadas, mas também a descrição detalhada do serviço desenvolvido mas também compreende um enquadramento teórico acerca da relação escola-família, uma breve comparação do sistema educativo em Portugal e Espanha e uma reflexão com base na literatura existente sobre o tema em causa. Assim, deste estudo concluiu-se que é fulcral uma boa relação entre comunidade educativa e comunidade escolar, a presença e o envolvimento dos tutores legais/encarregados de educação é essencial para o bom desenvolvimento da criança, a todos os níveis, bem como na afetação dos seus rendimentos escolares. Percecionámos através do presente estudo que os tutores legais/encarregados de educação manifestam uma atitude proactiva, através da sua participação nas atividades do instituto e da sua presença constante e voluntária no mesmo.
This essay focuses on the internship that occurred between January 2012 and May 2012, at Instituito de Educación Secundaria Obligatoria “Canal de Castilla” in Villamuriel de Cerrato under the third semester internship period of the master’s degree in Educational Social Intervention available at the Superior School of Education, from the Polytechnic of Castelo Branco, Portugal. It centers on the(De)responsibilization of the Tutors/Guardians in the academic life of its pupils – the case of Instituito de Educación Secundaria Obligatoria“Canal de Castilla”in Villamuriel de Cerrato. Its theme centers on the school-family relationship and its main purpose was to investigate one of the issues that we face today in the scholastic field, concerning which is the role of the tutors/guardians in the academic life of its pupils. This study relies on 80 students from the institute to determine if they participate in the school activities and what’s their opinion about the involvement of their tutors/guardians on their academic life, either at the institute or at home. Another purpose consisted on knowing, via the opinion of the school tutors (4 school tutors) and the guardians (55 tutors/guardians), the stage of involvement and participation of themselves on their pupils’ school life. Thus, to know the reality of the institute, a qualitative research took place, integrating several activities among the tutors/guardians and the students. Such activities were arranged by areas of intervention, concerning its area of operation and theme. The main researching technique was the questionnaire. It’s noteworthy that this essay presents not only the aggregate of the activities made, but also a thorough description of the service developed, a theoretical framework about the school-family relationship, and a brief comparison between the educational system in Portugal and Spain, all apropos of the existent literature on the subject. So, from this study we conclude that it is crucial to develop a good relationship between educational and school community, that the presence and involvement of The tutors/guardians is essential for the pupils’ development and performance at all levels. It became clear that the tutors/guardians have a proactive approach based on thru their participation in the activities of the institute and their tenacious and voluntary presence in it.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2217
Designação: Mestrado em Intervenção Social Escolar
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

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