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Título: A OCDE e a mudança de paradigma nas políticas públicas de educação em Portugal : o projecto regional do mediterrâneo e a reforma Veiga Simão
Autor: Lemos, Valter
Palavras-chave: Políticas públicas
OCDE
Projecto Regional Mediterrâneo
Reforma educativa
Democratização do ensino
Data: Jan-2014
Editora: CIES-IUL
Citação: Lemos, Valter (2014) - A OCDE e a mudança de paradigma nas políticas públicas de educação em Portugal : o projecto regional do mediterrâneo e a reforma Veiga Simão. Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. ISSN 1647-0893. p. 1-50.
Relatório da Série N.º: CIES e- Working Papers;174/2014
Resumo: O trabalho estuda a primeira fase da influência da OCDE nas políticas públicas de educação em Portugal, num período que vai desde o início dos anos 60 até 1974. Analisa-se o contexto da política educativa portuguesa e a dinâmica interna da própria OCDE, o Projeto Regional do Mediterrâneo como instrumento de intervenção da organização e os efeitos nas políticas em Portugal, designadamente através dos impactos no planeamento educativo e no alargamento da escolaridade obrigatória, num primeiro momento e da reforma Veiga Simão e do IV Plano de Fomento, num segundo momento. Conclui-se pela ocorrência de uma mudança de paradigma na política educativa portuguesa caracterizada pela valorização da educação e pela democratização do acesso e melhoria da igualdade de oportunidades.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2249
ISSN: 1647-0893
Versão do Editor: http://www.cies.iscte.pt/wp.jsp
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