Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2254
Título: Projeto de criação da “Rota do Granito” no âmbito da liga dos amigos de Alpedrinha
Autor: Hilário, Marília Miguel
Orientador: Carvalho, Pedro Manuel Rodrigues de
Palavras-chave: Rota turística
Turismo cultural
Serra da Gardunha
Projetos de rotas
Tourist route
Cultural tourism
Projects routes
Data de Defesa: 20-Fev-2014
Resumo: Este projeto tem como objetivo principal apresentar uma proposta para revitalizar a Liga dos Amigos de Alpedrinha e perspetivar-lhe um futuro através da colaboração com outras entidades e pessoas para que todos possam beneficiar de um projeto comum. Usar os recursos da associação e da vila de Alpedrinha para criar uma medida que vai de encontro ao que o PENT define como um dos produtos em que Portugal deve apostar, Touring Cultural e Paisagístico, para criar uma Rota Turística que aproveite não só os pontos fortes da associação como também os da vila de Alpedrinha, da Serra da Gardunha e de Castelo Novo é o que se pretende com a criação da “Rota do Granito”. Pretende-se, então, criar um Projeto Aplicado que defina o processo a seguir para criar uma rota turística que ajude a promover e desenvolver a Liga dos Amigos de Alpedrinha e todas as entidades envolvidas. Para realizar este trabalho optou-se por uma metodologia de projeto, porque é uma metodologia que é flexível nos métodos de investigação a aplicar. Tendo em conta as caraterísticas da metodologia foi possível, no decurso da realização do trabalho realizar trabalho de campo, fazer levantamento fotográfico e entrevistar algumas pessoas de mais idade que assistiram à criação da associação e que testemunharam o seu desenvolvimento. Com este projeto, o que se pretende além da valorização da associação é criar uma estratégia comum que envolva várias entidades de Alpedrinha para que trabalhem em conjunto. Pretende-se ainda que o projeto possibilite o aumento do número de artesãos e das vendas de artesanato, para que as gerações vindouras possam manter uma ligação mais estreita com as suas origens e beneficiem de um projeto delineado para aproveitar os recursos existentes, mas de forma a assegurar a sua conservação.
The principal objective of this project is the presentation of a proposal to revitalize the League of Friends of Alpedrinha and promote its future through the collaboration of other organizations and individuals so that all may benefit from a common project. What is intended with the establishment of the "Granite Route" is to use the resources of the Association and of the village of Alpedrinha, to create a measurement which meets what PENT defines as one of the commodities in which Portugal must venture, Cultural and Landscape Touring, and to create a touristic route that benefits not only from the strong aspects of the Association, but as well as from those of the village of Alpedrinha, of Serra Gardunha and of Castelo Novo. Therefore, the intention is to create an Applied Project that defines the process to be followed in order to create a touristic route that will help to promote and develop the League of Friends of Alpedrinha and all concerned entities. To accomplish this study we chose a project methodology, because it is a flexible procedure in the research methods to be applied. Taking into account the characteristics of the methodology it was possible during the course the research to accomplish fieldwork, to do photographic survey, and to interview some older individuals who were present in the establishment of the Association and witnessed its development. With this project what is intended, in addition to the valorisation of the Association is to create a common strategy that includes several entities from Alpedrinha to work in cooperation. It is also expected that the project will facilitate the increase of the number of artisans and craft sales, so that future generations can maintain a closer bond with their origins and benefit from a project designed to take advantage of the existing resources, but to ensure its preservation.
Descrição: Projeto Aplicado apresentado à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2254
Designação: Mestrado em Gestão de Empresas
Aparece nas colecções:ESGIN - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rota do Granito.pdf7,93 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.