Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2264
Título: O contributo da identidade visual corporativa para a eficácia da comunicação : Caso de estudo Centro Hospitalar Cova da Beira
Autor: Santos, Ana Catarina Figueira
Orientador: Martins, Daniel Raposo
Silva, José Miguel Gago da
Neves, João Vasco Matos
Palavras-chave: Identidade corporativa
Centro Hospitalar Cova da Beira
Humanização
Design gráfico
Marca gráfica
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente projeto foi desenhado no intuito de dar resposta a uma necessidade comunicada pelo Centro Hospitalar Cova da Beira (C.H.C.B) que agrega o Hospital Pêro da Covilhã e o Hospital do Fundão, e pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Covilhã. Na sequência da identificação do tópico investigativo, procedeu-se a uma revisão da literatura que teve por propósito aprofundar conhecimento relativo ao estado da questão. A revisão da literatura incidiu sobre o papel do designer no desenvolvimento de projetos de design de identidade e na melhoria dos processos de comunicação para todos os stakeholders, como sejam, design gráfico, design de comunicação e design de informação, consultando autores como Joan Costa, Daniel Raposo e Alina Wheeler. O estado da questão e identificação do problema foi concluído com o estudo do C.H.C.B., procedendo-se à identificação de problemas de comunicação e respetivo diagnóstico. É objetivo deste estudo a definição de um projeto de identidade visual coerente com os valores do C.H.C.B. e mais inclusivo e humano. Um dos aspetos mais relevante na construção deste projeto prende-se com o facto de o C.H.C.B estar inserido numa região onde a taxa de envelhecimento é bastante significativa e reveladora das imensas necessidades desta faixa etária e para as quais se procuram respostas adequadas e consistentes. O projeto de identidade visual do C.H.C.B. foi desenvolvido visando a coerência com outros dois projetos para o Centro Hospitalar: o Projeto intitulado “Sistema de Orientação para o Centro Hospitalar Cova da Beira” , realizado pela designer de multimédia Ana Sofia Malta e na área de design de moda e têxtil foi elaborado o Projeto “Vestuário Profissional enquanto elemento de Identidade corporativa” , elaborado pela designer me moda Sara Valério, ambos para obtenção do grau de mestre das respetivas áreas. Todas as componentes referidas anteriormente, dadas as instituições envolvidas, o objetivo de carácter social e humano que integra, bem como a oportunidade da partilha e cooperação, através do trabalho de equipa em regime de parceria permitiu todo um processo enriquecedor e estimulante com o objetivo de contribuir para a otimização da imagem transmitida pelo C.H.C.B.
Descrição: Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade da Universidade Técnica de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2264
Designação: Mestrado em Design Gráfico
Aparece nas colecções:ESART - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MESTRADO_ANA__C_SANTOS.pdf5,73 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.