Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2283
Título: A Nintendo Wii® como estratégia para a melhoria do perfil psicomotor de crianças com PHDA
Autor: Ribeiro, João Nuno Gonçalves
Orientador: Mesquita, Maria Helena Ferreira de Pedro
Palavras-chave: Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)
Exergames (EXG)
Perfil psicomotor
Bateria de observação psicomotora
Psicomotricidade
Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD)
Exergames (EXG)
Psychomotor profile
Psychomotor battery observation
Psychomotricity
Data de Defesa: 14-Mar-2014
Resumo: Devido à proliferação das novas tecnologias, os tempos de hoje são caraterizados por uma nova e crescente cultura digital. Uma das consequências imediatas deste novo estilo de vida é que as crianças passam mais tempo em casa, rodeadas de tecnologia e menos tempo em brincadeiras ao ar livre, onde poderiam explorar o meio e permanecerem ativas e em movimento. Na sequência desta nova era digital, surgiram os Exergames (EXG) que pretendem revolucionar os jogos tradicionais de videojogo, de forma a combinar o exercício com o jogo. A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) é das patologias do desenvolvimento e neurológico mais comum e também das mais estudadas. Esta síndrome é caracterizada por apresentar um défice de autocontrolo de desenvolvimento, da atenção, dificuldade no controlo dos impulsos, nas relações sociais e nas habilidades psicomotoras, pelo que uma intervenção precoce e atempada é aconselhável. No presente trabalho pretendeu-se avaliar o Perfil Psicomotor de uma criança de 12 anos de idade com PHDA, através da Bateria Psicomotora (BPM) de Vitor da Fonseca, e perante os resultados obtidos apresentar um Plano de Intervenção através da Nintendo Wii® e seus acessórios. Após aplicação da BPM e realizado o somatório das várias provas dos sete fatores psicomotores, o valor obtido foi de 18 pontos, pelo que o perfil psicomotor corresponde a um Perfil eupráxico, no entanto, foram evidenciadas e registadas como áreas fracas a Equilibração, a Noção do Corpo, A Estruturação Espácio-temporal, a Praxia Global e a Praxia Fina. A proposta de intervenção apresentada pode ser implementada na Escola ou mesmo em casa pela Família, e pretendemos que a aplicação deste plano de intervenção possa oferecer uma série de vantagens em relação aos métodos convencionais, sendo por isso, em nossa opinião, uma boa proposta para articular com outro tipo de atividades.
Due to the proliferation of new technologies, our times are characterized by a new and growing digital culture. One immediate consequence of this new lifestyle is that children spend more time at home, surrounded by technology, and less time in outdoor play, where they could explore the environment and remain active and in move. Following this new digital age, have appeared the Exergames(EXG), that pretend to revolutionize traditional videogames, combining exercise with the game. The Disorder Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is the most common pathology of psychomotor development, and also the most studied. This syndrome is characterized by presenting a deficit of self development, attention, difficulty in impulse control , social relations and psychomotor skills, so early intervention and timely advisable. The present work pretended to evaluate Psychomotor profile of a 12 year old child with ADHD through Psychomotor Battery (BPM) Vitor da Fonseca, and present an Intervention Plan through the Nintendo Wii ® and its accessories. After application of BPM and conducted several tests of the sum of the seven factors motor, the value obtained was 18 points, so that the psychomotor profile corresponding to a normal profile, however, was demonstrated and recorded as weak areas: Equilibration, Body Sense, Spatio-Temporal Structuring, Global Praxia anda Fine Praxia. The proposed intervention can be implemented in school or even at home by the family, we believe that application of this intervention plan can offer a number of advantages over conventional methods and is therefore, in our opinion, a good proposal to coordinate with other types of activities.
Descrição: Trabalho Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2283
Designação: Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

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