Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2344
Título: Efeitos da atividade física não formal na capacidade funcional e no índice de massa corporal, da população idosa
Autor: Paulo, Rui
Brito, João
Palavras-chave: Envelhecimento
Sedentarismo
Atividade física
Capacidade funcional
Índice de Massa Corporal (IMC)
Data: Dez-2012
Editora: Universidad de Valladolid
Citação: PAULO, Rui ; BRITO, João (2012) - Efeitos da atividade física não formal na capacidade funcional e no índice de massa corporal, da população idosa. ÁGORA para la educación física y el deporte. ISSN 1989-7200. Nº14 (3), p. 348-358.
Resumo: Esta investigação tem como objetivo determinar qual a capacidade funcional e a composição corporal (IMC) de idosos sedentários e com prática de atividade física formal e não formal. Amostra composta por 90 idosos voluntários de ambos sexos, aparentemente saudáveis, com idades compreendidas entre 65 e 93 anos, com uma idade média de 75 ± 8 anos. O estudo baseou-se na aplicação da bateria de Rikli & Jones (1999) para avaliar a capacidade funcional dos idosos e o IMC foi avaliado através das medidas antropométricas. Os dados obtidos foram tratados através da análise de variância (SCHEFFÉ). Nos indivíduos que praticam atividade física formal, os resultados obtidos foram significativamente (p ≤ 0,05) melhores em todas as provas, em comparação com os indivíduos sedentários. Nos Indivíduos que praticam atividade física não formal, os resultados obtidos foram significativamente (p≤ 0,05) melhores em quatro provas da bateria. Os resultados indicam que a prática de sessões de exercício supervisionado e com objetivos quanto à intensidade e tipo de exercício, contribui para a melhoria da capacidade funcional e do IMC, da população idosa.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2344
ISSN: 1989-7200
Versão do Editor: http://www5.uva.es/agora/
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
agora_14_3e_duarte_et_al.pdf425,71 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.