Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2368
Título: Animação [sociocultural] e educação turística e cultural nas fráguas duma pedagogia do encontro e diálogo entre saberes.
Autor: Martins, Ernesto
Palavras-chave: Pedagogia do/para turismo
Pedagogia do encontro
Rede de baixa densidade
Animação sociocultural
Comunidade
Data: Abr-2014
Editora: INTERVENÇAO – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural
Citação: MARTINS, Ernesto (2014) - Animação [sociocultural] e educação turística e cultural nas fráguas duma pedagogia do encontro e diálogo entre saberes. In I Congresso Internacional, Golegã, 24-26 de Abril - Animação sociocultural : turismo, património, cultura e desenvolvimento local : atas. p. 145-154.
Resumo: O autor aborda a importância de educar para o turismo, já que este constitui não só um desafio e possibilidade económica e social/cultural deste século, como uma área de formação para a cidadania – cidade educadora (âmbito das aprendizagens não formais do indivíduo). Essa pedagogia ‘do’ e ‘para’ o turismo situa-se no âmbito das ciências sociais e humanas e, especialmente na das ciências da educação, devido à relação ‘turismo-educação – meio/comunidade’ (vertente educativa). Essa pedagogia insere-se nas ‘pedagogias de baixa densidade’ (rede social/sistémica de ação dos indivíduos no seu quotidiano), que integra o encontro, a convivência, património, a comunidade cidadãos, a multiculturalidade, a intergeracionalidade, o consumo, a urbanidade, etc. O campo de intervenção e do ‘saber pedagógico/educativo’ ‘do’ e ‘para’ o turismo incide numa educação para os valores e convivência como elementos cruciais da sua ação, no campo de intervenção da pedagogia social, que tem na educação social e o trabalho social a sua vertente prática/praxiológica, ao estar orientada à socialização e promoção dos indivíduos na sociedade ou comunidade. A relação ‘animação-turismo’, como atividade complexa nas suas diversas dimensões, constrói-se no diálogo interativo de saberes ‘sobre’ e ‘para’ a comunidade. A análise hermenêutica assenta sobre: pedagogia social e pedagogia do/para turismo’, na perspetiva social/educativa e cultural; pedagogia do encontro (‘baixa densidade’ territorial/comunitária) nos meandros das atividades turísticas; desafios da animação–turismo-interculturalidade na comunidade.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2368
ISBN: 978-989-97571-5-8
Aparece nas colecções:ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Animação_Ernesto_Martins.pdf6,36 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.