Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2372
Título: A educação para a saúde nas crianças e nos jovens numa escola de ensino básico: contributos sociológicos para uma vida saudável
Autor: Belo, Ana Paula Pires Rodrigues
Orientador: Ramos, Francisco Martins
Palavras-chave: Educação para a saúde
Promoção da saúde
Vida saudável
Estilos de vida
Ensino-aprendizagem
Data de Defesa: 2014
Resumo: Título: “A Educação para a Saúde nas Crianças e nos Jovens numa Escola de Ensino Básico: Contributos Sociológicos para uma Vida Saudável”. Este estudo centra-se na educação para a saúde, concretizado por uma abordagem qualitativa e quantitativa numa Escola EB 2/3 do Fundão e concentrou os seus objectivos em conhecer as práticas de educação para a saúde efectuada na Escola; identificar nos alunos e pais conhecimentos adquiridos e respectiva aplicação; descrever os factores sociais que influenciam os estilos de vida e apresentar propostas de intervenção. Os resultados obtidos sugerem que as práticas usuais de educação para a saúde são adequadas e facilitadoras para a aprendizagem de comportamentos saudáveis. Todos reconhecem que a educação para a saúde é fundamental. Os pais apontam a necessidade em aplicar devidamente os conhecimentos adquiridos. Os alunos evidenciam alguns conhecimentos. Revelam fragilidades e, nalguns casos, demonstram comportamentos inadequados. Os professores e profissionais de saúde manifestam preocupação porque os alunos não aplicam os conhecimentos ministrados.
Descrição: Tese de Doutoramento apresentada ao Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2372
Designação: Doutoramento em Sociologia
Aparece nas colecções:ESALD - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE DOUTORAMENTO Paula Belo.pdf1,87 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.