Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2379
Título: Supervisão em ensino clínico de enfermagem perspectiva do aluno
Autor: Belo, Ana Paula Pires Rodrigues
Orientador: Tavares, Maria Isabel Lobo de Alarcão e Silva
Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da
Palavras-chave: Modelos de formação
Supervisão
Ensino clínico
Relação supervisiva
Data de Defesa: 2003
Resumo: As principais preocupações deste estudo centram-se na supervisão em ensino clínico e na forma como os alunos a percepcionam. Propusemo-nos compreender o significado que os alunos de enfermagem atribuem à supervisão em ensino clínico. É uma área complexa, abrangente e problemática e que, no que respeita à perspectiva do aluno, se encontra pouco aprofundada. Preocupamo-nos e interessamo-nos por esta temática porque somos supervisores de alunos de enfermagem. É um estudo qualitativo de natureza exploratória-descritiva e está organizado em duas partes que se interligam. Na primeira parte fazemos um enquadramento teórico de acordo com a problemática em estudo. A segunda parte é constituída pelo estudo empírico que engloba as questões de investigação, os objectivos formulados, a metodologia, a apresentação e análise interpretativa dos dados e a discussão dos resultados. A recolha de informação foi efectuada em três Escolas Superiores de Enfermagem do País, e foram inquiridos trinta alunos do 4º ano de licenciatura em enfermagem. No sentido de obter reacções espontâneas, baseadas nas suas vivências reflectidas, criámos um guião em que eram solicitados a narrar um episódio ocorrido em ensino clínico que, para eles, tivesse sido significativo. As trinta narrativas de episódios significativos, foram sujeitas à técnica de análise de conteúdo. Os dados foram agrupados em cinco áreas temáticas: Representação dos alunos sobre supervisão; Relação em contexto supervisivo; Competências do aluno, do enfermeiro cooperante e do docente; Estratégias de Supervisão; Condições de Trabalho para a Supervisão. Após a interpretação dos resultados apresentamos as conclusões e sugestões de possíveis intervenções e futuras investigações. Os resultados obtidos sugerem que, na opinião dos alunos, a supervisão em ensino clínico não é adequada, nem facilitadora da aprendizagem. Reconhecem que os supervisores são a peça fundamental para o seu crescimento profissional, mas apontam a necessidade de aperfeiçoamento em algumas competências. Atribuem muita importância à comunicação na relação supervisiva em ensino clínico, mas constatam a existência de muitas situações de comunicação insuficiente. Os alunos evidenciam desenvolvimento de algumas competências em ensino clínico, tais como competências cognitivas, atitudinais, comunicacionais e técnicas. Revelam consciência das fragilidades e, nalguns casos, evidenciam competências de auto-aprendizagem. Estes resultados sugerem-nos a realização de um estudo sobre a mesma temática, comparativo e mais abrangente, isto é, extensível a mais alunos. Assim como uma futura investigação que se debruce apenas sobre a relação supervisiva, dimensão que se evidenciou não só relevante, mas também problemática.
ABSTRACT: The main concerns of this study are centered in the supervision in clinical teaching and in the way students perceive it. We wanted to understand the meaning that nursing students give to the supervision in clinical teaching. It is a complex, comprehensive and problematic area which, according to the students’ perspective, requires deeper investigation. We are interested in and concerned about this subject because we are supervisors of nursing students. It is a qualitative study having an exploratory-descriptive nature and it is organized in two interconnected parts. In the first one, we propose a theoretical framework according to the problem under study. The second part is made up of the empirical study, covering the investigation questions, proposed goals, methodology, the presentation and interpretative analysis of data, and discussion of the results achieved. The gathering of information was carried out in three national Nursing Graduating Colleges, where thirty students of the 4th year of a Nursing Degree were interviewed. To obtain spontaneous reactions based on their reflective experiences, we have created a form in which the students were asked to describe an incident that had occurred in clinical teaching and had been significant to them. The content of these thirty descriptions of significant episodes was tested according to the technique of content analysis. The resulting data were grouped in five thematic areas: Students’ representation under supervision; Relationship in supervisive context; Competence of the student, cooperative nurse and teacher; Supervision strategies; Working conditions for the supervision. After interpretation of the results, we present the conclusions and suggestions for possible interventions and future investigation. According to the students’ opinion, the achieved results suggest that supervision in clinical teaching is neither suitable nor the facilitator of the learning. They recognize supervisors as an essential part for their professional growth. However, they point out the need of improvement in some areas of competence. They also give much importance to communication in the supervisory relationship in clinical teaching but they notice the existence of many situations of insufficient communication. The students put in evidence the development of some competence in the clinical teaching, such as cognitive, behavioral, communicative and technical competence. They show they are aware of some weaknesses and, in some cases, they show self-learning competence. These results suggest to us the need to carry out a comparative and more comprehensive study about the same subject, reaching more students through it. Some future investigation that will only focus on the supervisive relationship, which has become not only relevant but also problematic, should also be carried out.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão apresentada à Universidade de Aveiro
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2379
Designação: Mestrado em Supervisão
Aparece nas colecções:ESALD - Dissertações de Mestrado

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