Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2395
Título: Necessidades dos pais de crianças com NEE incluídas em jardim de infância
Autor: Branco, Ana Rita Farinha da Rosa
Orientador: Mesquita, Maria Helena Ferreira de Pedro
Palavras-chave: Criança com NEE
Necessidades dos pais
Educação pré-escolar
Inclusão
Children with special needs
Parents’ needs
Preschool education
Inclusion
Data de Defesa: 5-Jun-2014
Resumo: A relação entre a Escola e a Família é extremamente importante para o desenvolvimento harmonioso de todas as crianças, nomeadamente quando se trata de crianças com NEE, pois o seu desenvolvimento é fortemente condicionado por estes dois contextos de socialização, nos quais elas crescem e se desenvolvem. Com este trabalho pretendemos identificar as necessidades mais frequentes e prioritárias para os pais através do Questionário das Necessidades da Família (QNF), Pretendemos relacionar as características dos pais, recolhidas através da “Ficha de Caraterização da Criança e dos seus Pais” com as categorias de necessidades (Composição do Agregado Familiar, Situação Familiar, Situação Laboral). Em função dos objetivos delineados e das questões de investigação, este estudo assenta num paradigma essencialmente naturalista, dado que nos limitámos a recolher dados relativamente a uma realidade existente, não visando interferir com essa mesma realidade. A nossa investigação trata-se de um estudo de caso, pois pretendeu-se estudar um grupo de pais cujos filhos apresentam NEE, incluídos num Jardim-de-infância em Castelo Branco. O levantamento das necessidades mais frequentes nas famílias foi possível pela aplicação do Questionário QNF, e constatamos que o tipo de necessidades mais frequentes recaíram sobre as necessidades de informação, as financeiras e as de apoio, dado que os inquiridos assinalaram a opção 3 (necessito deste tipo de ajuda) em 3 das 6 componentes. Quando solicitados a colocarem por ordem de prioridade até um máximo de 10 dos 28 itens do questionário, os dez itens mais pontuados dividem-se por três componentes de análise: Necessidades de informação, com 4 itens, Necessidades de Apoio, com 3 itens e Necessidades Financeiras, também com 3 itens também. Relativamente ao estudo da relação entre as três características dos sujeitos (composição do agregado familiar, situação familiar e situação laboral) e as várias componentes em estudo (necessidades de informação, necessidades de apoio, explicar aos outros, serviços da comunidade, necessidades financeiras e funcionamento da vida familiar), pudemos verificar que houve muita convergência na tendência de respostas mais vezes assinaladas ao nível da composição do agregado familiar, pelo que nos parece poder concluir que não é a tipologia do agregado familiar que condiciona haver mais ou menos dificuldades nas várias componentes em estudo. Ao nível da situação familiar, concluímos que nas três primeiras componentes de análise houve convergência ao nível da tendência de respostas mais vezes ocorridas. Contudo, nas restantes três componentes de análise (Necessidades Serviços da Comunidade, Necessidades Financeiras, e, Funcionamento da Vida Familiar) essa convergência já não existiu. Ao nível da situação laboral, podemos concluir que na maioria das componentes de análise existiu convergência na tendência de resposta dos vários cenários em termos de situação laboral. Esta constatação permite-nos referir que não será o tipo situação laboral dos sujeitos do estudo a influenciar o tipo de necessidades assinaladas.
The correlation between School and Family is extremely important to the pleasant development of all children, especially when it comes to children with special needs, because their development is highly conditioned by these two contexts of socialization, in which they grow and evolve. With this paper we intent to identify the parents’ most frequent and priority needs through the “Questionário das Necessidades da Família” (QNF). We aim to do a correlation between the parents’ characteristics, collected through the “Ficha de Caracterização da Criança e dos seus Pais” with the needs categories (Number of Family Members, Family Situation and Work Situation). Because of the outlined objectives and investigation questions, this paper takes bases on a naturalist paradigm, since we just recollected the data of an existent reality, aiming not to interfere with that same reality. We intent to study a group of parents which children have special needs, included in a kindergarten in Castelo Branco, therefore, our investigation is a case study. The piking of the most frequents needs in the family was possible by the application of de QNF Questionnaire, and we found that the more frequent needs were the needs of information, financial and support, because the inquired ones pointed the option 3( I need this kind of help) in 3 of the 6 components. When asked to put in order of priority a maximum of 10 in a range of the questionnaire 28 items, the most chosen 10, can be divided by three analysis components: Need of Information, with 4 items, Needs of Support, with 3 items and Financial Needs, also with 3 items. Relatively to the study of the relation among the subjects three characteristics (Number of Family Members, Family Situation and Work Situation) and the several components in studding (needs of information, needs of support, explain to others, community services, financial needs and family life gear), we could verify that the answers tend to converge to the number of family members, for what we may conclude that is not the household typology that determines the more or less difficulties in the several study components. On the level of the family situation, we concluded that in the first three analysis components, there was a convergence in the leaning of the most given hawsers. Although, in the other three components (Needs of Information, Needs of Support, Explain to Others, Community Services, Financial Needs and Family Life Gear) this convergence did not existed. On the subject of the work situation, we can settled that in the majority of the analysis components was a merging in the tendency of answers referring to several working scenarios. This allow us to state that working situation does not influence the kind of pointed needs.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2395
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

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