Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2398
Título: A utilização do software educativo «escola virtual» no 1º ciclo do ensino básico
Autor: Farinha, Cláudia Patrícia Pires
Orientador: Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação
Software educativo
Escola virtual
Português
Matemática
Estudo do meio
1º Ciclo do Ensino Básico
Information technology and communication
Educational software
Virtual school
Portuguese language
Mathematics
Environmental studies
1st cycle of basic education
Data de Defesa: 6-Jun-2014
Resumo: Atualmente, pode se afirmar que as TIC fazem parte da vida de todos e que são uma realidade da qual o sistema educativo não se podem dissociar, já que representam também um suporte do desenvolvimento humano e profissional. Na escola, as TIC passam a ser um elemento constituinte do ambiente de aprendizagem, podendo apoiá-la de diversas formas, nomeadamente, através de novas e diferentes abordagens dos conteúdos e do desenvolvimento de capacidades específicas. Neste sentido, este projeto teve por objetivo principal descrever e analisar a importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem, a partir da utilização do software educativo «Escola Virtual» nos domínios da Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio. A presente investigação foi desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, no 2º semestre do 2º ano do Mestrado em Educação Préescolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os participantes deste estudo são 23 alunos do 3.º ano de escolaridade do 1º Ciclo de Ensino Básico da Escola São Tiago, com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos. A metodologia que se considerou mais adequada para esta investigação foi a de carácter qualitativo com uma abordagem mista que integra o estudo de caso e a investigação ação. O estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante, na qualidade de professore-investigador no contexto de sala de aula durante o projeto. Além disso, foram utilizados questionários aplicados aos alunos e entrevistas semiestruturadas aplicadas às professoras titulares do Agrupamento 1ºCEB, incluindo a professora cooperante. A análise de dados demonstrou uma motivação intrínseca manifestada na participação ativa dos alunos ao longo de todo o projeto, tendo o uso do software educativo concorrido para aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas. Revelou, igualmente, a importância do papel do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem. Ainda foi possível averiguar que a utilização do software educativo pode ser um importante recurso didático na implementação do processo de ensino-aprendizagem, atendendo de forma complementar o professor a ter um lugar proeminente.
Currently, one can affirm that ITs are part of everyone's life and a reality which cannot be separated from the education system, since they also represent a basis for human and professional development. At school, ITs have become a constituent element of the learning environment and can support it in various ways, including innovative and different approaches regarding the content and the development of specific skills. Thus, this project was aimed at describing and analyzing the importance of ITs in the teaching-learning process, based on the use of the Virtual School software in the areas of Portuguese Language , Mathematics and Environmental Studies, to the extent that they have become fundamental in the classroom context. This research was developed under the Supervised Practice, which is part of the second semester of the second year of the Master Degree in Early Childhood Education and Teaching of the First Cycle of Basic Education. The participants are 23 students of the third year of Basic Education in São Tiago School, aged from 8 to 9 years. The qualitative methodology was considered the most appropriate for this research, with a mixed approach that articulates the case study and action-research. The study focused on a limited time and space, and the main tool for data collection was based on participant observation, based on the role of teacher and researcher in the context of the classroom during the project. In addition, questionnaires and semi structured interviews were applied to the students and professors, including the cooperating teacher. Data analysis showed an intrinsic motivation manifested through an active student participation throughout the project, and the use of the software contributed to a more motivating, challenging and meaningful learning. It was further revealed the importance of the teacher's role as facilitator in the teaching- learning process. It was possible to ascertain that the use of educational software can be an important resource in the implementation of the teaching-learning process, in that it complements the role of the teacher but never replaces it.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2398
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Claudia_Farinha.pdf3,88 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.