Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2403
Título: Cartografia preditiva da vegetação natural florestal potencial no Perímetro Florestal de Valhelhas e áreas adjacentes
Autor: Silva, J.R.
Quinta-Nova, L.C.
Gomes, C.P.
Palavras-chave: Cartografia preditiva
Geoprocessamento
Modelação ecológica
Séries de vegetação
Vegetação natural florestal potencial
Data: 2014
Editora: IPCB
Citação: Silva, J.R. ; Quinta-Nova, L.C.; Gomes, C.P., 2014. Cartografia preditiva da vegetação natural florestal potencial no Perímetro Florestal de Valhelhas e áreas adjacentes. In Livro de Resumos do V Encontro de Sistemas de Informação Geográfica - Aplicações SIG em Recursos Agro-Florestais e Ambientais. Castelo Branco, 30 de Maio.
Resumo: Na área das freguesias de Valhelhas e Vale de Amoreira, respectivamente pertencentes aos concelhos da Guarda e Manteigas, ambos do distrito da Guarda, existe um grande potencial florestal, estando cerca de 40% desta área abrangida pelo Perímetro Florestal de Valhelhas e 67% pela área do Parque Natural da Serra da Estrela. Este estudo teve como principal objectivo, a cartografia preditiva das comunidades da vegetação natural florestal potencial, com recurso à utilização de um Sistema de Informação Geográfica (SIG), com base no levantamento de campo e nas descrições das respectivas Séries de Vegetação. Foi executada a elaboração da Carta preditiva da Vegetação Natural Florestal Potencial (VNFP), na área de estudo, de acordo com o modelo de vegetação conhecido e descrito para Portugal Continental, fazendo uma relação unívoca, entre as condições ecológicas para a ocorrência das Séries de Vegetação identificadas, constantes das respectivas descrições e a informação geográfica disponível sobre as características de bioclima, litologia e solos, num contexto biogeográfico. Com base no cruzamento de toda esta informação e apesar de alguma dificuldade na precisão dos dados disponíveis, foi possível estabelecer a relação entre a combinação das variáveis referidas e as Séries de Vegetação consideradas como o conjunto de etapas de sucessão de comunidades de vegetação. A carta preditiva da VNFP foi validada com base no conhecimento nas séries de vegetação existentes no território e verificou-se, que a aplicação do modelo apresentou resultados interpretáveis, dentro do conceito de nicho ecológico. A espacialização da VNPF serve de apoio à decisão no âmbito do processo de ordenamento do espaço florestal da área estudada. Este modelo constitui, ainda, uma importante ferramenta de suporte ao planeamento e gestão florestal de âmbito mais geral, designadamente ao nível municipal e regional.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2403
Aparece nas colecções:ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
V_ESIG_2014_CVPNF.pdf94,04 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.