Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2408
Título: Aplicabilidade de Métodos de Análise da Estrutura Ecológica da Paisagem numa Área da Apostiça (Península de Setúbal).
Autor: Quinta-Nova, L.C.
Fernandes, J.P.
Palavras-chave: Estrutura da paisagem
Análise diacrónica
Métricas da paisagem
Ecologia da paisagem
Data: 1997
Editora: Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO)
Citação: Quinta-Nova, L.C., Fernandes, J.P., 1997. Aplicabilidade de métodos de análise da estrutura ecológica da paisagem numa área da Apostiça (Península de Setúbal). 2.º Encontro Nacional de Ecologia. Coimbra, 3 a 5 de Dezembro.
Resumo: Apresenta-se um estudo onde foram testados métodos de análise espacial de forma a caracterizar a evolução das estruturas ecológicas da paisagem e avaliar as alterações funcionais dessa paisagem. A avaliação da estrutura e funcionalidade da paisagem foi baseada essencialmente nas abordagens de vários autores relativas à quantificação de determinados parâmetros ao nível da Ecologia da Paisegem. Com base na análise diacrónica foi possível estabelecer uma comparação entre os resultados obtidos pelos vários métodos de avaliação dos impactes das alterações de uso e a evolução dos usos realmente verificado. Desta forma procurou-se concluir das relações de causalidade existente entre as modificações do uso e as alterações ambientais verificadas. Este estudo constituiu assim, uma tentativa de sistematização da aplicabilidade de índices e metodologias da Ecologia da Paisagem à análise de quadros de uso e das suas modificações.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2408
Aparece nas colecções:ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo_2ENE.pdf1,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.