Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2413
Título: Observar para intervir… as crianças com PHDA na aula regular do 1º ciclo do ensino básico português
Autor: Martins, Ernesto
Carapeto, Olga
Palavras-chave: PHDA
Intervenção cognitivo-comportamental
Educação especial
Inclusão
Ensino Básico
Data: 2013
Editora: Senac
Citação: MARTINS, Ernesto ; CARAPETO, Olga (2013) - Observar para intervir… as crianças com PHDA na aula regular do 1º ciclo do ensino básico português. Boletim técnico do Senac : revista da educação profissional. ISSN 0102-549X. Vol. 39, nº 3 set./dez.. p. 87-107.
Resumo: O estudo aborda a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) em salas de aula do 1º Ciclo com intuito de compreender melhores estratégias e apoios para professores intervirem. A forma como a PHDA é encarada por professores e pais pode melhorar problemas de comportamento, aprendizagem e relações dessas crianças em sala de aula. É um estudo de caso de investigação qualitativa em educação especial. Aplicou-se em duas crianças de Agrupamentos de Escola diferentes programa de intervenção cognitivo-comportamental de Isabel Orjales Villar, cuja eficácia é medida na escala de Conners aos pais e professores e nos critérios do DSM IV, em um pré e pós-teste. Registámos, realizámos entrevistas com respetiva análise de conteúdo documental, comparando resultados obtidos nas crianças. Nos pré e pós-teste, os valores das subescalas avaliadas diminuíram, inclusive no índice de défice de atenção e hiperatividade de Conners.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2413
ISSN: 0102-549X
Versão do Editor: http://www.senac.br/conhecimento/boletim-tecnico-do-senac.aspx
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SENAC.pdf886,37 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.