Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2465
Título: As tecnologias de informação e comunicação e a formação ao longo da vida: um estudo em populações 50+
Outros títulos: Information and communication technologies and lifelong learning : A population study 50+
Autor: Páscoa, Gina
Gil, Henrique
Palavras-chave: TIC
Envelhecimento
População sénior
Formação ao longo da vida
Bem-estar
ICT
Ageing
Senior populations
Lifelong learning
Well-being
Data: 2014
Citação: PÁSCOA, Gina ; GIL, Henrique (2014) - As tecnologias de informação e comunicação e a formação ao longo da vida: um estudo em populações 50+. In 9ª Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de Informacion, Barcelona, 18-21 junho. Atas. Vol. II- Artículos cortos, poster, empresa y simpósio doctoral. p. 43-47.
Resumo: O impulso à crescente integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação conheceu um significativo recrudescimento por ocasião da emergência e popularização da noção da Sociedade da Informação e do Conhecimento. Atendendo às novas realidades sociais, resultantes do envelhecimento da população é estimulante o debate e a subsequente ação política para definição de políticas públicas destinadas à rápida adequação multidimensional desta problemática e à nova forma de organização social. Atualmente a resolução de problemas num contexto de maior respeito pelos direitos da população sénior é fundamental, tendo em conta um novo paradigma de intervenção com maiores oportunidades de formação ao longo da vida, participação social e melhor qualidade de vida para estes cidadãos. Neste contexto, surge este estudo, que se insere num projeto de investigação., que tem como objetivo geral identificar os fatores socioculturais que influenciam e condicionam a escolha na aprendizagem das TIC, em populações 50+ e conhecer os impactos no bem-estar destas populações ao longo do processo de envelhecimento. Os resultados obtidos poderão sensibilizar a sociedade civil para a importância da aprendizagem ao longo da vida em geral e para a aprendizagem das TIC em particular.
Abstract – The impetus for increased integration of information and Communication Technologies (ICT) in education has experienced significant upsurge during the emergence and popularization of the concept of the Information and Knowledge Society. Given the new social, resulting realities of an aging populations is stimulating debate and subsequent policy action to define public policies aimed at fast multi-dimensional problem and the appropriateness of this new form of social organization. At present solving problems in a context of greater respect for the right of the senior population is crucial, taking into account a new paradigm of intervention with greater training opportunities lifelong learning, social participation and quality of life for these citizens. In this context, this study, which is part of a research project that has as main objective to identify to identify the sociocultural factors that influence and affect the choice in ICT learning in populations 50+ and know the know the impacts on the wellbeing of these populations appears to during the aging process. The results may to move the civil society of the importance of lifelong learning in general and learning of ICT in particular.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2465
ISBN: 978-989-98434-3-1
Aparece nas colecções:ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

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