Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2496
Título: O contributo da literatura infantil na aceitação da diferença : um estudo de caso com crianças com e sem necessidades educativas especiais.
Autor: Baltazar, Liliane Barata
Orientador: Pereira, Cristina Maria Gonçalves
Palavras-chave: Literatura infantil
Desenvolvimento moral
Desenvolvimento social
Aceitação da diferença
Children's literature
Moral development
Social development
Accepting difference
Data de Defesa: 2014
Resumo: O processo de socialização é um processo permanente na vida de um indivíduo, ocorrendo de modo gradual, nomeadamente nas crianças. O desenvolvimento moral e social vai influenciar o comportamento das crianças durante a socialização, considerando que cada uma vai construindo determinados valores e representações sobre o mundo segundo as suas experiências. A literatura infantil é também um instrumento e um meio enriquecedor no processo de desenvolvimento uma vez que pode contribuir para a resolução de conflitos sociais, desenvolver a imaginação e as competências pedagógicas ao nível da literacia, estimular a capacidade crítica das crianças acerca de temas sociais e pessoais e, deste modo, servir de meio para uma análise das conceções acerca da diferença. Este trabalho organiza-se como um estudo de caso assente numa metodologia qualitativa, realizado numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico com três crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e três sem NEE. Partindo do pressuposto de que o livro infantil pode assumir um papel importante na construção das conceções das crianças, escolhemo-lo como um dos instrumentos privilegiados para a elaboração deste estudo sobre as conceções das crianças acerca da diferença. A intervenção junto das crianças organizou-se em várias sessões, todas elas dirigidas para a discussão e exploração de livros infantis, previamente escolhidos segundo a temática em análise. Neste sentido, foram realizadas atividades escritas, em que as crianças tiveram de escrever os finais das histórias anteriormente lidas. Para aprofundar as conceções que estas têm acerca da diferença, foram também realizadas entrevistas individuais acerca dos livros infantis trabalhados. A criança, em cada uma das sessões, foi convidada a colocar-se no lugar do outro de forma a referir como procederia em determinadas situações. Foi também realizada uma entrevista individual às professoras titulares, para saber as suas opiniões em relação à temática do estudo. Constatou-se que as atividades desenvolvidas não potenciaram uma mudança nas escolhas sobre as preferências interpessoais identificadas através do teste sociométrico, mas confirmou-se que o livro é um potencial meio para construir e estimular as conceções sobre a diversidade e a discriminação.
The process of socialization is an ongoing process in the life of an individual, occurring gradually, especially in children. The moral and social development will influence the behavior of children during the socialization, considering that each one builds certain values and representations of the world according to their experiences. Children's literature is also a tool and an enriching environment in the development process since it can contribute to the resolution of social conflicts, develop imagination and pedagogical level of literacy skills, stimulate critical ability of children about social and personal issues and thus serve as a means to an analysis of conceptions about difference. This work is organized as a case study based on a qualitative methodology, conducted at a school of 1st cycle of basic education with three children with Special Educational Needs (SEN) and three without SEN. Assuming that the children's book can play an important role in the construction of conceptions of children, we picked it as one of the privileged instruments to prepare this study about children's conceptions about the difference. The approach to the children was organized in several sessions, all geared to the discussion and exploration of children's books previously chosen according to the theme in question. In this sense, written activities were carried, in which children had to write the final of the stories previously read. To go deeper in the concepts that they have about the difference, were also conducted individual interviews about children's books worked. The child in each session, was invited to put himself in someone else's way, so they can explain how will proceed in certain situations. Were also conducted individual interviews to the main teachers to know their opinions regarding the topic of study. It was found that the activities did not potentiate a shift in choices about interpersonal preferences identified through the sociometric test, but it was confirmed that the book is a potential means to build and encourage conceptions of diversity and discrimination.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2496
Designação: Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

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