Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2500
Título: Ensino de química entre a sala de aula e o museu do papel
Outros títulos: L’ensenyament de la química entre l’aula i el museu del papel
Chemistry teaching : from the classroom to the paper museum
Autor: Ortigão, Manuela
Paixão, Fátima
Palavras-chave: Contextos formais e não formais
Educação CTS
Ensino de Química
Recursos naturais
Desenvolvimento sustentável
Museu do papel
Contextos formals i no formals
Educació CTS
Ensenyament de la Química
Recursos naturals
Desenvolupament sostenible
Museu del paper
Formal and non-formal contexts
STS Education
Chemistry teaching
Natural resources
Sustainability development
Paper museum
Data: 2014
Editora: Institut d’estudis Catalans (IEC)
Citação: ORTIGÃO, Manuela ; PAIXÃO, Fátima (2014) - Ensino de química entre a sala de aula e o museu do papel. Educació Química : EduQ. ISSN 2013-1755. Nº 17, p. 45-54.
Resumo: Vivemos num planeta onde os recursos naturais são escassos para a população que nele habita. Os nossos alunos são os adultos de amanhã e cabe-nos a nós uma boa parte da responsabilidade pela educação para o desenvolvimento sustentável. Planificamos, aplicámos e avaliámos uma sequência de ensino sobre a produção do papel a partir das suas matérias-primas. As atividades desenrolaram-se na interação entre a sala de aula e o ambiente não formal do Museu do Papel Terras de Santa Maria (Portugal).
Resum - Vívim en um mó non els recursos naturals són escassos per a la gent que l’habita. Els nostres estudiants són els adults del demà i en bona part recau en nosalres la responsabilitat de la seva educació per al desenvolupament sostenible. Planifiquem, apliquem i avaluem una sequència d’aprenentatge sobre la producció de paper a partir de les seves matèries primeres. Les activitats es van dur a terme amb interacció entre l’aula i l’entorm no formal del Museu do Papel Terras de Santa Maria (Portugal).
Abstract - We live a word where natural resources are scarce for the people living therein. Our pupils are the adults of tomorrow and it is our responsibility for an education for sustainable development. We designed, applied and evaluated a teaching sequence about the paper production from its raw materials. Activities were held in interaction between classroom and non-formal environment of the Museu do Papel Terras de Santa Maria (Portugal).
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2500
DOI: 10.2436/20.2003.02.127
ISSN: 2013-1755
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Educació Química.pdf5,91 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.