Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2549
Título: O valor da marca e a estratégia de comunicação: caso de estudo - Beira Salgados
Autor: Ribeiro, Rogério Paulo dos Santos
Orientador: Neves, João Vasco Matos
Silva, José Miguel Gago da
Palavras-chave: Design gráfico
Identidade corporativa
Identidade visual corporativa
Branding
Valor da marca
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este projeto tem como finalidade responder a um problema que é comum em muitas pequenas e médias empresas, a comunicação para com os clientes. Ela é tão importante para o desenvolvimento da empresa e para a sua afirmação no mercado, que define o valor da marca no mercado. Para isso, toda a identidade corporativa tem de ser avaliada, ou seja, a construção da marca tem de ser pensada como um todo, desde a criação da marca gráfica até à gestão da marca, tudo tem de ser pensado, criado e definido a partir do interior da empresa, da sua essência, da sua postura, das suas crenças e seus valores, no fundo, do seu posicionamento no mercado. Tudo isto com o intuito de melhorar o reconhecimento e a imagem corporativa que o público tem da empresa. Tudo se resume, a uma análise premeditada de todo o mercado, ou seja, dos concorrentes, de outras empresas do ramo alimentar, percebendo as tendências do sector e dos consumidores. Mas também da empresa em questão, percebendo como funciona, como quer ser vista e como comunica. Para que no final, aumente o seu valor da marca no mercado. Conhecendo as lacunas, podemos corrigir o futuro.
This project aims to answer a problem common in small and medium size companies, the communication with clients. It is of an enormous importance for the evolution and statement in the market, it even defines its brand value. Therefore, all corporate identity has to be reviewed, the construction of a brand thought of as a whole, since its inception to its management. Everything has to be thought, built and defined in the heart of the company. It passion, posture, believes, moral values, basically its essence, will be the key for the brand positioning, with the main purpose of improving the acknowledgment and corporate image that the public has of it. It all comes down to a deliberated analysis of the entire market, understanding the tendencies from the sector and its consumers, namely other competitors from the food businesses. It is also very important to analyses the company in question, understanding its function, how it wants to be seen and how the brand communicates. All with the main purpose of increasing its value on the market. Knowing the flaws we will be able to fix the future.
Descrição: Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2549
Designação: Mestrado em Design Gráfico
Aparece nas colecções:ESART - Dissertações de Mestrado

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