Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2563
Título: Novos materiais e técnicas aplicadas ao bordado de Castelo Branco: uma aplicação prática no design têxtil e de vestuário
Autor: Fernandes, A.M.
Gouveia, I.
Carvalho, C.
Palavras-chave: Design
Biotecnologia
Têxtil
Vestuário
Moda
Bordado de Castelo Branco
Data: 2011
Editora: CIAUD
Citação: FERNANDES, A.M.P. ; GOUVEIA, I. ; CARVALHO, C. (2011) - Novos materiais e técnicas aplicadas ao bordado de Castelo Branco: uma aplicação prática no design têxtil e de vestuário. In Congresso Internacional de Pesquisa em Design,6.º, Lisboa, 10-12 outubro. - Livro de atas. Lisboa : CIAUD. 1 CD-ROM.
Resumo: O objectivo central desta investigação é o de promover a articulação entre o designer têxtil/moda e as bordadoras do Bordado de Castelo Branco. Centra-­‐se no desenvolvimento de projectos conjuntos, partindo da gramática do bordado para produções inovadoras e criativas, na aplicação de novos suportes têxteis e novas tecnologias a partir da reciclagem da matéria-­‐prima de seda, para aplicação no bordado de Castelo Branco. Para a recriação desta modernidade, pretende-­‐se abordar quatro dimensões1: [1] De ordem material, permitindo ir ao encontro dos gostos e exigências de um público que, sente uma necessidade cada vez maior por produtos e matérias-­‐ primas inovadoras, bem como novas bases assentes na biotecnologia; [2] De ordem cultural, pois permite recuperar a tradição e contribuir para a sua sobrevivência; [3] De ordem ecológica, porque faz sentir que estamos a estimular uma reaproximação entre a cultura e a natureza, bem como uma utilização criteriosa de determinados recursos; [4] De ordem económica, na medida em que o trabalho na área dos têxteis/moda é uma actividade que permite criar riqueza e contribuir para o bem-­‐estar da sociedade.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2563
ISBN: 2175-0289
Aparece nas colecções:ESART - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
fash_pt_45.pdf733,91 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.