Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/258
Título: Épocas de floração de cultivares de oliveira em Castelo Branco, Elvas e Santarém
Autor: Cordeiro, A.M.
Martins, P.C.S.
Matias, H.
Rogado, B.
Silva, M.
Ramos, A.S.
Palavras-chave: Olea europaea
Cultivares
Período de floração
Data: 2009
Editora: IPCB. Escola Superior Agrária e Associação Portuguesa de Horticultura
Citação: CORDEIRO, A.M. [et al.] (2009) - Épocas de floração de cultivares de oliveira em Castelo Branco, Elvas e Santarém. In Simpósio Nacional de Olivicultura, 3, Castelo Branco, 29 a 31 de Outubro de 2003 - Actas Portuguesas de Horticultura ; 13. Castelo Branco : IPCB. ESA : APH. ISBN 978-972-8936-05-1. p. 51-56.
Resumo: A época de floração da oliveira está determinada pelas características genéticas inerentes a cada cultivar e é influenciada por factores climatéricos, variáveis de ano para ano. Esta influência do clima pode provocar importantes modificações anuais nas épocas de floração, aspecto fundamental para a calendarização das técnicas culturais do olival. Para além desta influência, a caracterização das épocas de floração é, também, importante para o estudo e conhecimento da adaptação de diferentes cultivares a uma região e para os programas de melhoramento genético, entre outros. Neste trabalho caracteriza-se a época de floração de cinco cultivares de oliveira, nas regiões de Castelo Branco, Elvas e Santarém, durante os anos de 2000, 2001 e 2002. Os resultados obtidos revelaram a existência de diferenças nas datas de floração e na duração de floração, entre cultivares e regiões, mantendo-se constante a ordem de entrada das cultivares em floração. As condições climatéricas prevalecentes no período de Janeiro a Maio, nomeadamente as temperaturas, condicionaram o calendário da floração, exercendo uma marcada influência no momento de início da floração e na duração do período de floração.
Descrição: Comunicação apresentada no III Simpósio Nacional de Olivicultura que decorreu em Castelo Branco, de 29 a 31 de Outubro, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/258
ISBN: 978-972-8936-05-1
Aparece nas colecções:ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
APH1.pdf269,33 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.