Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/259
Título: Potencial produtivo e crescimento do fruto de damasqueiros ‘Ninfa’
Autor: Sabbo, L.M.
Martins, J.M.S.
Ramos, A.S.
Palavras-chave: Crescimento do fruto
Potencial produtivo
Data: 2009
Editora: Associação Portuguesa de Horticultura
Citação: SABBO, L.M. ; MARTINS, J.M.S. ; RAMOS, A.S.(2009) - Potencial produtivo e crescimento do fruto de damasqueiros ‘Ninfa’. In Simpósio Nacional de Fruticultura, 1, Alcobaça, 12 a 13 de Outubro, 2006 - Actas Portuguesas de Horticultura ; 11. [S.l.] : APH. ISBN 978-972-8936-04-4. p 156-160.
Resumo: Foi investigado o crescimento dos frutos de damasqueiro (Prunus armeniaca L. ‘Ninfa’) num pomar de quatro anos de idade, localizado em Luz de Tavira (Algarve). Foram aplicadas quatro intensidades de monda diferentes na época do vingamento dos frutos. Duas vezes por semana, foram colhidas amostras de frutos, dos quais se mediram os três diâmetros totais, os três diâmetros do endocarpo e os pesos fresco e seco. À colheita, foi determinado o número de frutos e o seu peso por árvore. Da análise dos dados ressalta a existência de três cinéticas de crescimento do fruto distintas: a do crescimento do endocarpo até ao seu endurecimento, a do crescimento do mesocarpo até ao fim do desenvolvimento da semente e posteriormente a essa fase. A carga de frutos foi equacionada com a produção total por árvore, tendo-se obtido uma relação que permite optimizar a carga de frutos (através de mondas), tendo como objectivos o calibre dos frutos ou a produção total.
Descrição: Comunicação apresentada no 1.º Simpósio Nacional de Fruticultura que decorreu em Alcobaça de 12 a 13 de Outubro de 2006 e que foi organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/259
ISBN: 978-972-8936-04-4
Aparece nas colecções:ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
APH_11_2.pdf179,13 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.