Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/260
Título: Azeites da ‘Galega Vulgar’ - efeito do loteamento e do armazenamento
Autor: Peres, M.F.
Henriques, L.R.
Simões-Lopes, P.
Pinheiro-Alves, M.C.
Palavras-chave: Azeites monovarietais
Loteamento
Armazenamento
Estabilidade oxidativa
Data: 2009
Editora: IPCB. Escola Superior Agrária e Associação Portuguesa de Horticultura
Citação: PERES, M.F. [et al.] (2009) - Azeites da ‘Galega Vulgar’ : efeito do loteamento e do armazenamento. In Simpósio Nacional de Olivicultura, 3, Castelo Branco, 29 a 31 de Outubro de 2003 - Actas Portuguesas de Horticultura ; 13. Castelo Branco : IPCB. ESA : APH. ISBN 978-972-8936-05-1. p. 186-191.
Resumo: O presente trabalho aborda: o efeito do loteamento de azeites ‘Galega’ com azeites ‘Azeiteira’, ‘Arbequina’, ‘Carrasquenha’, ‘Cobrançosa’ e ‘Picual’; e o efeito do tempo de armazenamento em parâmetros analíticos determinantes na sua qualidade. São investigados: a acidez, o índice de peróxido, as absorvâncias no UV, o sabor amargo (K225), a estabilidade oxidativa (RANCIMAT), a composição em ácidos gordos e o teor em polifenóis totais. Durante o armazenamento, verifica-se que a estabilidade oxidativa e o sabor amargo decresceram inicialmente de forma acentuada, tendendo a estabilizar posteriormente. Dada a impossibilidade legal de introduzir a ‘Picual’ na Denominação de Origem Protegida “Azeites do Norte Alentejano”, o lote ‘Galega’/’Cobrançosa’ revelou-se como o mais interessante para a DOP: trata-se do lote mais estável e mais frutado, sem ser, contudo, excessivamente amargo.
Descrição: Comunicação apresentada no III Simpósio Nacional de Olivicultura que decorreu em Castelo Branco, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, de 29 a 31 de Outubro de 2003.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/260
ISBN: 978-972-8936-05-1
Aparece nas colecções:ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
APH2.pdf91,51 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.