Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2634
Título: A Utilização do suporte digital PowerPoint na implementação do método das 28 palavras na aprendizagem da leitura por uma aluna com Trissomia 21 : proposta de intervenção
Outros títulos: The use of PowerPoint digital media in the implementation of 28 words method to learn how to read by a student with trisomy 21 : a proposal for intervention
Autor: Costa, Ana
Inácio, Cristina
Louro, Maria
Gil, Henrique
Palavras-chave: Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID)
Necessidades Educativas Especiais (NEE)
“O Método das 28 Palavras”
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Trissomia 21
Intellectual and Developmental Difficulties (DID)
Educational Special Needs (NEE)
“The 28 words method”
Information and Communication Technologies (ICT)
Trisomy21
Data: Nov-2014
Editora: Instituto da Educação da Universidade de Lisboa
Citação: COSTA, Ana [et al.] (2014) - A Utilização do suporte digital PowerPoint na implementação do método das 28 palavras na aprendizagem da leitura por uma aluna com Trissomia 21 : proposta de intervenção. In III Congresso Internacional das TIC na Educação., Lisboa, 14-16 de Novembro - Aprendizagem online : atas. Lisboa. p. 759-768.
Resumo: Neste artigo apresenta-se uma proposta de investigação que potencialmente será feito no âmbito de um estudo de caso, de forma a compreender se a utilização de um suporte digital “PowerPoint – Método das 28 palavras”, facilita o processo de aquisição da competência leitora de uma criança com Trissomia 21. Numa primeira fase, será feita uma análise em relação às características dos alunos, a utilidade das TIC no processo ensino-aprendizagem de crianças com Necessidades Educativas especiais e, por fim, analisamos as potencialidades e a adequação do método das 28 palavras para a aprendizagem da leitura. Com esta ferramenta digital pretende-se motivar os alunos para a leitura, usando estratégias adaptadas às suas características: mais tempo para a realização das tarefas e realização de actividades lúdicas, com sons e imagens que sejam mais apelativas e motivadoras através de um suporte com caraterísticas multimédia.
Abstract: This paper presents a research proposal that will potentially be done within a case study in order to understand whether the use a PowerPoint – Method of 28 words” digital support, facilitates the acquisition of reading competence of a child with Trisomy 21 initially, an analysis, will be made in relation to the characteristics of the students, the usefulness of ICT in teaching and learning of children with Special Educational Needs process and, finally, we analyze the potential and suitability of the method of 28 words for learning to read. With this digital tool is intended to motivate students to read, using strategies adapted to their characteristics: more time to accomplish the tasks and enjoyable activities with sounds and images that are more appealing and motivating through a medium with features multimedia.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2634
ISBN: 978-989-8753-07-6
Aparece nas colecções:ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Utilização do suporte digital.pdf4,66 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.