Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2647
Título: A outra educação da infância sem voz expressa na literatura (séc. XIX-XX)
Autor: Martins, Ernesto
Palavras-chave: Infância desvalida
Representação de infância
Imagem da criança
Imprensa
Literatura infantil
Pedagogia social
História da educação social
Data: Jul-2010
Editora: Escola Superior de Educação de Castelo Branco
Citação: MARTINS, Ernesto (2010) - A outra educação da infância sem voz expressa na literatura (séc. XIX-XX). Educare educere. ISSN 0873-0504. Ano XIV, Edição fora de série, julho, p. 99-119.
Resumo: O autor aborda a questão da infância pobre, marginalizada, abandonada e delinquente, centralizando-se nas suas imagens e/ou representações e, consequentemente, da sua ‘não educação’ (aspecto material), trata-se de uma temática que se insere na história da infância inadaptada (vertente cronológica), na história da criança (vertente categoria), na história da assistência educativa (vertente pedagógica) e na etnografia da infância marginalizada (vertente antropológica e sociológica). A partir dessas imagens será possível estruturar as suas histórias de vida, o seu quotidiano, as suas aprendizagens, os seus percursos, etc. Metodologicamente seleccionaram-se alguns textos (discursos e narrações numa perspectiva educativa e cultural) de periódicos (jornais e revistas) e de literatura infantil, que deram um conhecimento dessa infância e da prática do seu abandono e marginalização.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2647
ISSN: 0873-0504
Aparece nas colecções:EDUCARE/EDUCERE: Revista da Escola Superior de Educação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Educare educere-a outra educação.pdf9,89 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.