Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2666
Título: Prevenção dos comportamentos disruptivos em contexto de sala de aula
Autor: Carvalho, Eunice Leal Martins de
Orientador: Pereira, Cristina Maria Gonçalves
Palavras-chave: Crianças e jovens em risco
Comportamentos disruptivos
Institucionalização
Children and youth at risk
Disruptive behaviors
Institutionalization
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente relatório é o resultado de todo o trabalho que foi sendo desenvolvido, ao longo do nosso estágio que teve lugar numa Instituição Particular de Solidariedade Social, na qual são acolhidas apenas crianças e jovens do sexo masculino, por serem vítimas de abandono, negligência parental, carências económicas, entre outros tipos de situações. O trabalho em questão possui como principal objetivo, a “Prevenção dos Comportamentos Disruptivos em contexto de sala de aula”. Para tal, foi construído um programa de intervenção que visava essencialmente, o desenvolvimento de competências sociais, que permitissem a redução dos comportamentos disruptivos destes jovens, em contexto de sala de aula. Como tal, ao longo dos seis meses de estágio, foram‐se desenvolvendo sessões junto dos jovens aí institucionalizados, possuindo estas conteúdos variados e apresentando como objetivo principal, a sensibilização destes jovens, para diversas problemáticas. Quanto aos resultados esperados, procuramos essencialmente, a redução dos comportamentos disruptivos em sala de aula. Procuramos igualmente, capacitar estes jovens de mecanismos, que lhe permitam o estabelecimento de relações interpessoais saudáveis, e ainda dotá‐los de mecanismos, que lhe permitam a obtenção de melhores resultados escolares.
The present report is the result of all the work that was being developed, in the course of our stage that took place at a Private Institution of Social Solidarity, in which they are received only children and young males, because they are victims of abandonment, parental neglect, economic deprivation, among other types of situations. The work in question has as its main objective, the "Prevention of Disruptive behavior in the context of the classroom". For this, we built a intervention program that essentially, the development of social skills, enabling the reduction of disruptive behavior of these young people, in the context of the classroom. As such, over the six months of internship, have developed sessions with young people there institutionalized, having these various content and presenting as its main objective, the awareness of these young people, for various problems. As to expected results, we essentially, the reduction of disruptive behaviors in the classroom. We also empower these young people of mechanisms, which allow the establishment of interpersonal relationships healthy, and also equip them with mechanisms, which will allow it to achieve better results at school.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2666
Designação: Mestrado em Intervenção Social Escolar
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EUNICE FINAL.pdf4,82 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.