Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/268
Título: Evolução da maturação e caracterização físico-química das principais variedades de cereja na Gardunha (Cova da Beira)
Autor: Carvalho, M.L.M.
Alves, C.P.
Brito, I.P.V.
Coelho, R.S.
Costa, C.C.
Raimundo, S.P.
Palavras-chave: Cereja
Cova da Beira
Maturação
Data: 2001
Editora: Associação Portuguesa de Horticultura
Citação: CARVALHO, M.L.M. [et al.] (2001) - Evolução da maturação e caracterização físico-química das principais variedades de cereja na Gardunha (Cova da Beira). APH - Boletim Informativo. ISSN 1646-1291. N.º 66, p. 1-8.
Resumo: A Serra da Gardunha, localizada a Sul, em plena região da Cova da Beira, é considerada o solar da cerejeira. Responsável por mais de 50% da produção nacional, a Cova da Beira apresenta microzonas de maturação escalonada, algumas com um grande potencial pela época de produção muito temporã. Contudo, os estrangulamentos a nível da comercialização, muito associados à curta vida pós-colheita da cereja e suas exigências quanto ao manuseamento e acondicionamento, estão, essencialmente condicionados, ao nível do produtor, pela correcta decisão do estado de maturação para a colheita. Após quatro anos de acompanhamento da evolução da maturação de algumas variedades de cereja mais representativas na Cova da Beira (Serra da Gardunha), apresentam-se os resultados das principais características físico-químicas do fruto e da sua relação com o estado de maturação e decisão da data da colheita. A coloração do fruto, parâmetro mais utilizado para tomar esta decisão, e a sua relação com a dureza, parâmetro que determina a resistência da cereja ao transporte e manuseamento pós-colheita, foram as características mais realçadas neste estudo, que abrange as variedades “Bigarreau Burlat” e “de Saco”, “Brooks”, “Arcina”, “Celeste”, “Summit”, “Sunburst” e “Duroni 3”.
Descrição: Trabalho apresentado como comunicação no IV Congresso Ibérico de Ciências Hortícolas, realizado em Cáceres de 7 a 11 de maio de 2001.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/268
ISSN: 1646-1291
Aparece nas colecções:ESACB - Artigos em revistas sem arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Boletim da APH_2.pdf1,1 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.