Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2684
Título: As conceções das crianças do 1º ciclo sobre os valores da amizade e igualdade
Autor: Figueira, Andreia Maria Martins
Orientador: Pires, Maria da Natividade Carvalho
Palavras-chave: Valores
Amizade
Igualdade
Leitura
Values
Friendship
Equality
Reading
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este relatório de estágio apresenta as atividades desenvolvidas na Prática Supervisionada do Mestrado em Educação do Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com destaque para o tema de investigação “As conceções das crianças do 1ºCiclo sobre os valores da Amizade e Igualdade”, que implicou atividades práticas neste âmbito. Fazemos um enquadramento teórico, onde problematizamos o facto de a criança adquirir valores desde muito cedo, cabendo à família e à escola, sobretudo, transmitir os valores defendidos pela sociedade em que ela é educada. No entanto, é importante compreender que os valores nem sempre são universais mas que aqueles que se relacionam com o respeito pela vida humana e com o respeito pela liberdade de escolha de cada indivíduo devem ser considerados como inquestionáveis, independentemente da cultura e religião dominantes. A leitura desempenha um papel essencial na aquisição de valores, por isso decidimos utilizar alguns textos de Literatura para a Infância, em particular contos, para a transmissão dos valores que selecionámos para abordar. Deste modo, a presente investigação pretende verificar se os valores da Amizade e da Igualdade podem ser transmitidos através de contos a eles alusivos, apresentando os resultados obtidos através do estudo desenvolvido na Prática Supervisionada. Este estudo incluiu questionários escritos e orais sobre dois contos e a escrita de uma carta pelas crianças a um amigo. A metodologia utilizada para este estudo foi o estudo de caso. O trabalho decorreu numa turma de vinte e cinco alunos. A análise de dados permitiu-nos verificar as conceções das crianças sobre os referidos valores presentes nos contos lidos. Apresentamos também uma reflexão sobre a apreciação das relações interpessoais relacionadas com a Amizade e a Igualdade que as crianças demonstraram.
This internship report presents the activities developed in Supervised Practice as part of the Master’s Degree course in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of basic education, with emphasis on the research theme "1st cycle Children's conceptions on the values of Friendship and Equality" , which involved practical activities in this area. We do a theoretical framework where we question the fact that the child acquires values from an early age. It is especially up to the family and school, the transmission of values defended by the society in which the child is educated. Nevertheless, it is important to understand that the values are not always universal but those who relate to respect for human life and respect for the freedom of choice of each individual must be considered as unquestionable, regardless of the dominant culture and religion. Reading takes an essential role in the acquisition of values, so we decided to use some texts of Children Literature, in particular tales, for the transmission of values that we selected to focus. So, this research aims to verify whether the values of friendship and equality can be transmitted through tales directed to children, presenting the results obtained from the study conducted in Supervised Practice. This study included written and oral questionnaires on two tales and on a letter written by children to a friend. The methodology used for this study was the case study. The work resulted in a class of twenty-five students. The data analysis allowed us to verify the conceptions of children on those values present in the tales read. We also present a reflection on the assessment of interpersonal relationships related to Friendship and Equality that children demonstrated.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2684
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Andreia-Relatório.pdf3,82 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.