Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2686
Título: Aprender ciências com as plantas do horto de Amato Lusitano
Autor: Rodrigues, Catarina Maria da Silva
Orientador: Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da
Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes
Palavras-chave: Aprendizagem formal
Aprendizagem não-formal
Ciências
Horto Amato Lusitano
Formal learning
Non-formal learning
Sciences
Horto Amato Lusitano
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este relatório de estágio é o resultado de meses de trabalho da nossa prática supervisionada realizada em dois contextos educativos distintos: Educação Pré- Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi um caminho percorrido com muito empenho, que nos proporcionou oportunidades de desenvolver atividades enriquecedoras tanto para nós, como para as aprendizagens das crianças. Ao longo do tempo, fomos tomando consciência da importância e necessidade da incessante procura e atualização de conhecimentos e estratégias, de modo a podermos sustentar o nosso conhecimento. A metodologia adotada foi a Qualitativa, em formato de Investigação-Ação. Como método de recolha de dados baseámo-nos na observação participante, recolha de notas de campo, registos fotográficos, produções escritas dos alunos e uma entrevista semiestruturada à professora cooperante. O presente relatório encontra-se dividido em duas partes: a primeira, é constituída pela contextualização (estudo do meio, instituição e turma), organização e desenvolvimento das práticas supervisionadas, onde também se incluem reflexões sobre as semanas de observação e se apresentam as planificações semanais. Na segunda parte, é apresentada a investigação “Aprender Ciências com as plantas do Horto Amato Lusitano”, nomeadamente, a metodologia utilizada, os participantes do estudo, os instrumentos da recolha de dados, bem como a descrição das atividades realizadas no Horto Amato Lusitano. Para finalizar, é feita uma reflexão dos resultados obtidos, após a análise das atividades e trabalhos realizados pelos alunos durante o processo de recolha de dados para a investigação. As atividades desenvolvidas no âmbito deste relatório visaram salientar a importância que os ambientes de aprendizagem não formal podem ter nos alunos e, de algum modo, contribuir com experiências enriquecedoras, como complemento de conhecimentos.
This internship report is the result of months of work of our supervised practice conducted in two different educational settings: pre -school and 1st cycle of basic education. It was a very hard road traveled, which gave us opportunities to develop enrichment activities both for us and for the learning of children. Over time, we became aware of the importance and necessity of ceaseless searching and updating knowledge and strategies, so that we can sustain our knowledge. The methodology included in Qualitative Research - Action format. As a method of data collection we rely on participant observation, collection of field notes, photographic records, students' written productions and a semi structured interview the cooperating teacher. This report is divided into three parts: the first consists of the context (the study of the middle class and institution), organization and development of supervised practice, which also reflections on the weeks of observation include and presenting the lesson plans weekly. In the second part, the research is presented "Learning science with plants of the Garden Amato Lusitano", including the methodology used, the study participants, the instruments of data collection as well as a description of the activities undertaken in the Garden Amato Lusitano. Finally, will be presented discussions of the results obtained after the analysis of the activities and work carried out by students during the process of collecting data for research. The activities carried out within this report aimed to highlight the importance that non-formal learning environments can have on students and, in some way, contribute to enriching experiences, in addition to knowledge.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2686
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

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