Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2696
Título: Hábitos alimentares : relação entre os conhecimentos face à alimentação e o comportamento de crianças no período de almoço
Autor: Alves , Cláudia Filipa Barbosa
Orientador: Afonso, Maria Margarida de Carvalho e Silva
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Educação alimentar
Hábitos alimentares
Formação de professores
Pre-school education
Eating habits
Nutrition education
Teacher education
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente relatório resulta das práticas educativas desenvolvidas em Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, embora o objeto de maior reflexão, que se apresenta, seja o da Educação Pré-Escolar. A Prática em Educação Pré-Escolar foi desenvolvida com um grupo de crianças de um jardim de infância da cidade de Castelo Branco; apresenta-se as fases de desenvolvimento dessa prática desde a sua organização até à sua implementação e reflexão. No entanto, fizemos também investigação. Fizemos questão de implementar uma investigação que, embora pequena em dimensão temporal e de amostra envolvida, nos permitiu desenvolver competências investigativas que em nosso entender são essenciais a qualquer professor que pretenda conhecer bem a realidade em que se move, resolver os problemas que surgem e melhorar continuamente a sua prática pedagógica. O tema escolhido para a investigação foi a alimentação. A alimentação é um tema fundamental para a promoção da saúde e, quando feita de uma forma adequada, proporciona um crescimento e um desenvolvimento saudáveis e a educação alimentar deve fazer parte das preocupações educativas de qualquer professor. O trabalho de investigação teve como objetivo geral conhecer os hábitos alimentares e os fatores que influenciam as escolhas alimentares das crianças e como objetivos específicos: • Investigar os conhecimentos que as crianças possuem em relação à alimentação; • Observar os comportamentos das crianças face à alimentação; • Indagar sobre outras razões/variáveis que influenciam o comportamento das crianças face a alimentação. Este estudo é qualitativo e baseia-se no comportamento de um grupo de crianças em contexto pré-escolar. A amostra em estudo é não probabilística por conveniência sendo constituída por dez crianças inscritas num jardim de infância de Castelo Branco. A fim de realizar a colheita de dados, o instrumento que utilizamos foi a observação natural e participante, notas de campo, registo fotográfico, produções das crianças e técnicas de triangulação. Verificámos que a maioria das crianças possui conhecimentos alusivos a uma alimentação saudável, variada e equilibrada. As sessões de intervenção permitiram uma melhoria dos conhecimentos e comportamentos das crianças em relação à alimentação.
This report results from educational practices developed in Supervised Practice in Preschool Education and primary school. Practice in Preschool Education was developed with a group of children from a kindergarten in the city of Castelo Branco; we present the development stages of this practice since its organization to implementation and reflection. However, we also did research. We wanted to implement research because it is important to allow any teacher to develop investigative skills that we believe are essential to any teacher who wishes to know well the reality in which it moves, solve educative problems and improve continuously their practice. The theme chosen for the research was “food”. It is a key issue for health promotion and when done in a proper way, provides a healthy growth and development and food education should be part of the educational concerns of any teacher. Food is fundamental to health promotion and when done in an appropriate manner, provides a healthy growth and development. The following research’s purpose is to identify the variables / factors that influence the children’s food choices in order to give answer to the research we formulated the following specific objectives: • Investigate the knowledge that children have in relation to food; • Observe the behaviors of children in relation to food; • Inquire about other reasons / variables that influence the behavior of the children in relation to food. This study is qualitative and based on the behavior of a group of children in pre-school context. The sample under study is non-probability by convenience, since it’s represented by ten children enrolled in a kindergarten located at Castelo Branco. In order to carry out the data collection, the instrument we used was the natural and participant observation, field notes, photographic records children's productions and triangulation techniques. We found that the majority of children have some knowledge about healthy, balanced and varied diet. The intervention provided better children’ knowledge and behavior in relation to food.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do ensino Básico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2696
Designação: Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do ensino Básico
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

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