Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2715
Título: Estrutura e flexibilidade do projeto de identidade visual corporativa : a Valamb como caso de estudo
Autor: Costa, Daniela Alexandra Gaspar
Orientador: Martins, Daniel Raposo
Palavras-chave: Identidade visual corporativa
Identidade visual de marca
Arquitetura de marca
Marca gráfica
Comunicação
Data de Defesa: 2014
Resumo: Este trabalho desenvolve-se desde a perspetiva da investigação através do projeto de Design de Comunicação e centra-se principalmente nos campos de Identidade Visual Corporativa/de Marca (IVC/dM). O projeto visa a resolução de um problema concreto da empresa Valamb, que tinha apenas a sua designação verbal e comercial, não sendo detentora de uma Identidade Visual Corporativa ou de Marca, de uma cor, uma tipografia, um símbolo, ou um conceito específicos e distintivos. Após a resolução da IVC da empresa, será necessária a criação de outra IVdM para as respetivas submarcas para serviços que a Valamb precisa de distinguir e destacar, sem se afastar da linguagem e posicionamento e gráfico da “Valamb”. Em simultâneo, a empresa pretende apostar num produto destinado ao sector agrícola, fornecendo um composto orgânico que carece de nome e demais signos de identidade enquanto submarca posicionada para um sector e públicos diferentes. A resposta ao problema, será dada através da aplicação de uma metodologia mista, intervencionista (projeto design de IVC/dM para uma empresa do ramo do tratamento ambiental em processo de constituição, que pretende uma identidade que contribua para a sua comunicação e crescimento) e não intervencionista (estudo de casos similares aos propósitos deste objeto de estudo). Os resultados deste processo investigativo compreendem o projeto de design da IVC/dM e os respetivos estacionário, templates de apoio a apresentações da empresa, vários objetos de publicidade, plataformas online, nomeadamente, site e página de Facebook, fardas, viaturas personalizadas, manuais de normalização gráfica, entre outros de interesse. A conclusão do processo investigativo permite igualmente compreender melhor como desenvolver um projeto de Identidade Visual integrado e suficientemente flexível para integrar submarcas.
Abstract: This work is developed from the perspective of research through design Communication Design and focuses primarily on the fields of Corporate Visual Identity/Brand (CVI/B). The project aims to solving a specific problem of the company Valamb, who had only their verbal and business name, not being holder of a Corporate Visual Identity and Brand, a color, a typography, a symbol or a specific and distinctive concept. After the resolution of the CVI of the company, it will be necessary to create another CVI/B for the respective sub-­brands for services that Valamb needs to distinguish and highlight, without departing from the language and graphic position of "Valamb". Simultaneously, the company intends to invest in a product for the agricultural sector, providing an organic compound that lacks a name and other signs of identity as a sub-brand placed for a different public and sector. The answer to the problem will be given by the application of a mixed methodology, interventional (CVI/B project design for a ongoing branch company in environmental treatment, requiring an identity that contributes to its growth and communication) and non interventional (study of cases similar to the purposes of this object of study). The results of this research process include the design project of CVI /B and the respective stationary, templates for support of the company presentations, various objects of advertising, online platforms, including website and Facebook page, uniforms, custom-tailored vehicles, graphic standards book, among others of interest. The conclusion of the research process also enables a better understanding on how to develop an integrated Visual Identity design project, flexible enough to integrate sub-brands.
Descrição: Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2715
Designação: Mestrado em Design Gráfico
Aparece nas colecções:ESART - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_DANIELA_COSTA.pdf249,29 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.