Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2725
Título: A leitura extensiva orientada no contexto de sala de aula : uma abordagem de investigação-ação
Autor: Esteves, Filomena Cristina Marques
Orientador: Morgado, Maria Margarida Afonso de Passos
Abrantes, Maria Manuela Cravo Branco Prata
Palavras-chave: Leitura extensiva na sala de aula
Motivação
Estratégias de leitura
Investigação-ação
Extensive reading in the classroom
Motivation
Reading strategies
Action research
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente relatório descreve o contexto, bem como a implementação, de um projeto de investigação – ação sobre leitura extensiva, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada de Inglês, numa turma de 6º ano do 2º ciclo do Ensino Básico. O estudo, de caráter exploratório, analisa e define uma estratégia de ação sobre o uso da leitura extensiva em contexto de sala de aula de língua estrangeira. Dado o contexto de vida real em que o estudo se enquadra, desenvolveu-se um projeto de investigação-ação em dois ciclos, durante os quais se recolheram dados, interpretados de uma perspetiva qualitativa e de análise de conteúdo das respostas recolhidas através de questionários. Os objetivos do estudo eram perceber quais as conceções dos alunos sobre leitura extensiva, quando confrontados com esta prática de forma regular, e de que forma o professor pode apresentar e acompanhar eficazmente a leitura extensiva de modo a desenvolver o gosto dos alunos e a sua autonomia. O ponto de partida do estudo foi conhecer a tipologia de atividades e estratégias existentes no campo da didática da leitura extensiva em inglês. Em seguida exploraram-se os ‘graded readers’, uma vez que seria uma obra dessa natureza que iria ser usada na turma: que tipos de ‘graded readers’ existem, quais os seus objetivos em termos de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, e as vantagens e/ou desvantagens da sua utilização no contexto da leitura extensiva em sala de aula. Num segundo momento de diagnóstico, abordaram-se o conceito e a importância atribuídos à leitura extensiva, pela professora cooperante, tutelar da turma, assim como as perceções dos alunos face à leitura, aferidas através de um questionário e da leitura de pequenos textos na sala de aula (Vernon, the Vampire). Da análise dessa informação inicial, desenhou-se uma implementação didática, centrada em três momentos (de pré, durante e pós leitura) e em dois ciclos de investigaçãoação com dois materiais de leitura (Tea for Who? and The Old House), procurando orientar os alunos na descoberta da leitura em língua inglesa e perceber quais as estratégias didáticas mais eficazes. Após a implementação didática procurou avaliarse o impacto da experiência de leitura extensiva junto dos alunos por intermédio da análise dos diferentes instrumentos escolhidos para o efeito, As entrevistas (inicial e final) à professora cooperante, os questionários aos alunos, a observação não participante, registada em notas de campo e a entrevista final a três alunos. O estudo conclui que o acompanhamento didático do professor, sustentado na diversidade textual, associado a um conjunto de estratégias de leitura de antecipação e dedução, desenhadas em função das características do grupo em estudo, revela-se como elemento facilitador de envolvência afetiva do aluno com o texto e fator motivacional para explorar a leitura extensiva dentro do tempo letivo.
This report describes the context and the implementation of a research project on extensive reading, within the supervised teaching practice in a middle-school class (year 6). This exploratory study analyses the use of extensive reading in a foreign language classroom. Given the real-life context in which the study has taken place, an action research project was applied in two distinct cycles, during which data were collected, and qualitatively interpreted through content analysis of students’ and supervising teacher´s answers to questionnaires. The aims of the study are to understand students’ conceptions about extensive reading, when the latter is done on a regular basis and how the FL teacher can introduce extensive reading in an effective way in order to develop students’ love for reading and their autonomy. The starting point of the study was an investigation of existing extensive reading strategies and activities in English as Foreign Language. This was followed by further investigation on 'graded readers', as the study would be using this kind of reading material: what kinds of 'graded readers' are there, what are their aims in terms of foreign language teaching and learning, which are the advantages and/or disadvantages of using 'graded readers' for extensive reading in the classroom. This investigation was further complemented by interviewing the supervising teacher on the concept and the importance given to extensive reading, as well as finding out about students’ perceptions towards reading, assessed through a questionnaire and, thirdly, by reading small texts with students (Vernon, the Vampire). From this initial diagnostic stage information, a didactic implementation was drawn, focusing on three moments of (pre, during and post reading) sessions with the students in two cycles of action research and two extensive reading materials (Tea for Who? and The Old House). This action research project sought to steer students towards the discovery of reading in the English language. After the didactic implementation the impact of the extensive reading experience among the students was assessed through the analysis of various data collecting tools chosen for this purpose (teacher notes from classroom observation, questionnaires and interviews). The study concludes that the teacher’s guidance, by using diversified reading material and setting the context for its use, associated to a set of reading strategies (such as guessing and predicting), designed according to the characteristics of the group under study, may facilitate student involvement with extensive reading and contribute to student motivation to do extensive reading in the classroom.
Descrição: Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2725
Designação: Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

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