Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2726
Título: Comportamentos de risco : o consumo de substâncias psicoativas na adolescência e o papel preventivo da escola
Autor: Santos, Jennifer Carreira dos
Orientador: Moreira, Maria João da Silva Guardado
Dionísio, Bruno Miguel de Almeida
Palavras-chave: Comportamentos de risco
Prevenção
Substâncias psicoativas
Escola
Adolescência
Risk behavior
Prevention
Psychoactive substances
School
Adolescence
Data de Defesa: 2015
Resumo: A transformação que tem marcado a sociedade atual implica também uma mudança na própria dinâmica das escolas. Com efeito, as escolas de hoje veem-se muitas vezes confrontadas com problemas para os quais têm dificuldade em encontrar a resposta ideal. Se por um lado, estas alterações são um processo natural do desenvolvimento da sociedade por outro, são um reflexo dos valores pelos quais a sociedade de hoje se orienta. É na adolescência que estas alterações são mais acentuadas resultando, por vezes, em comportamentos desajustados por parte dos jovens. Facto é que, cada vez mais cedo, os adolescentes procuram colmatar falhas presentes nas suas vidas recorrendo ao consumo de substâncias psicoativas. Na realidade, as escolas tentam procurar soluções para estes consumos, no entanto, é necessário consciencializar que estes consumos não são apenas um problema escolar mas sim, um problema social e que para além de um trabalho interventivo as escolas têm que apostar em ações de prevenção eficazes. Dito isto, este trabalho é o resultado de um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Intervenção Social escolar desenvolvido no seio de uma Escola Secundária com 3.º Ciclo, mais concretamente, no Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família. Com efeito, o projeto pretendeu aliar a prevenção do consumo de substâncias psicoativas à intervenção em casos de alunos já sinalizados com esta problemática. Além disso, o projeto pretendeu criar ferramentas junto da comunidade escolar para que seja mais fácil identificar uma problemática presente na vida do aluno. Do mesmo modo, pretendeu-se que a comunidade escolar desenvolvesse e apreendesse competências no que concerne aos encaminhamentos necessários para entidades competentes para que se conseguisse a melhor solução possível para a problemática do aluno. Concluiu-se que é imprescindível um trabalho contínuo e persistente desta problemática na escola, bem como, a necessidade de uma equipa multidisciplinar presente de forma consistente no seio escolar para que as problemáticas se possam dissipar de forma definitiva. Ficou também provado com este estudo, que estes projetos precisam de continuidade no seio escolar para que os resultados consigam ser duradouros e fiáveis.
The transformation in the current society implies a change in the dynamics of schools. Indeed, today´s schools often find themselves confronted with problems, which they can’t answer properly. On one hand, these changes are a natural process of the society’s development but on the other, they are a reflection of the values by which the actual society is guided. It is during adolescence that these changes are more pronounced and sometimes it results in inappropriate behaviors by young people. The fact is that, early teenagers have the trend to turn themselves to psychoactive substances to overpass the faults present in their lives. In reality, schools try to seek solutions to these consumptions; however, it is necessary to raise awareness that these consumptions are not just a school problem but also a social problem and beyond an interventional work, schools have to invest in effective preventive actions. That said this work is the result of an internship performed under a Master in School Social Intervention developed within a Secondary School, more specifically, in a Student and Family Support Office. Indeed, the project intended to combine the prevention of psychoactive substances consumption with the intervention in cases that the students are already flagged with this problem. In addition, the project aimed to create tools for the school community to make it easier to identify a present problem in the student’s life. Similarly, it was intended that the school community could develop and apprehend skills regarding the necessary referrals to qualified entities so that they can get the best possible solution to the student’s problem. It was concluded how essential is a continuous and persistent work on this problems in schools, as well as the need for a multidisciplinary team consistently present in the school so this kind of problems can be permanently dispel. Otherwise, it was proven by this study that these projects need continuity in schools so the results can be long lasting and reliable.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar – Especialização em Crianças e Jovens em Risco.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2726
Designação: Mestrado em Intervenção Social Escolar – Especialização em Crianças e Jovens em Risco
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

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