Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2730
Título: De aqui y de allá, daqui e de acolá: Portugal nas rádios e televisões da raia espanhola
Autor: Costa, Jorge Manuel
Palavras-chave: Rádio e televisão local e regional
Audiovisual de proximidade
Cooperação transfronteiriça
Portugal
Raia espanhola
Estremadura
Galiza
Castela e Leão
Data: 2014
Editora: Centro de Estudos Ibéricos / Âncora Editora
Citação: COSTA, Jorge Manuel (2014) - De aqui y de allá, daqui e de acolá: Portugal nas rádios e televisões da raia espanhola. In JACINTO, Rui (coord.). Espaços de Fronteira, Territórios de Esperança: Das Vulnerabilidades às Dinâmicas de Desenvolvimento. Guarda: Centro de Estudos Ibéricos/Âncora Editora, colecção Iberografias – volume 27. 2014. ISBN: 978-972-780-454-2. P. 215-232.
Resumo: Da Galiza à Andaluzia e de Viana do Castelo a Faro, a cooperação entre províncias e distritos raianos ultrapassa a esfera institucional. Se para as populações vizinhas faz parte do quotidiano, para o cidadão afastado da fronteira concretiza-se através dos meios de comunicação cujo sinal viaja livremente entre Portugal e Espanha. Ainda que a Internet se tenha convertido na principal plataforma de distribuição de conteúdos, os media tradicionais são ainda um elo fundamental para as comunidades dos dois países com interesses e necessidades em comum, facilitando o estreitar das relações sociais, culturais e económicas. Durante décadas, a televisão espanhola destacou-se na esfera pública do interior. Hoje, a par da pouca atenção da comunicação social portuguesa ao outro lado, o hiper-segmentado audiovisual, afunilado no cabo e sem expressão de proximidade, contribui para o desinteresse pela oferta terrestre do país vizinho. Contudo, desde a década de 1990 que Portugal sobressai em Espanha ante o esforço dos media e governos autónomos em fomentarem o diálogo essencial à superação de medos e preconceitos, ao entendimento ou à criação de oportunidades de desenvolvimento. Depois das emissoras nacionais públicas, e acompanhando a crescente influência do português nas zonas fronteiriças, as pontes hertzianas concentram-se agora nas rádios e televisões locais e regionais da Estremadura, Galiza ou Castela e Leão, principais promotores da música, língua e cultura lusas.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2730
ISBN: 978-972-780-454-2
Versão do Editor: http://www.ancora-editora.pt/index.php/catalogo/product/140-espacos-de-fronteira-territorios-de-esperanca
Aparece nas colecções:ESART - Livros ou capítulos de livros



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.