Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2735
Título: A improvisação livre : em busca da motivação intrínseca nas crianças
Autor: Sousa, José Pedro da Silva
Orientador: Pereira, Cristina Maria Gonçalves
Álvares, Paulo Sérgio Guimarães
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem de um instrumento musical
Improvisação livre
Motivação intrínseca
Criatividade
Data de Defesa: 2014
Resumo: A partir da reflexão sobre o estado atual do ensino conservatorial da música e sobre as dificuldades que este atravessa no que diz respeito à motivação dos alunos, estudou-­se a hipótese da improvisação musical livre representar uma solução viável para ultrapassar estas dificuldades. Aplicou-se assim a uma criança de dez anos, num estudo de caso feito no Conservatório de Música de Seia, uma metodologia do ensino da improvisação musical livre, com o objetivo de analisar os seus efeitos na motivação. Adotou-se uma metodologia de investigação-ação, dotando o investigador de um ponto de vista de observador participante. A partir da análise de entrevistas e gravações, encontrámos alguns resultados que indiciam um aumento da motivação intrínseca neste aluno, ainda que se considere necessário um estudo mais aprofundado para obter conclusões mais válidas.
Abstract: Reflecting on the current state of the conservatorial music teaching and on the dificulties it encounters regarding student motivation, we studied the possibility of free musical improvisation as a viable solution to overcome these dificulties. A free improvisation teaching methodology was then applied on a 10-year old child on a case study held in Conservatório de Música de Seia, while looking for its effects on motivation. An action research was applied, which provided the researcher an active observation viewpoint. From the analysis of recordings and interviews, we found evidences of an increasing intrinsic motivation on this student. However, a deeper study is required in order to obtain more valid conclusions.
Descrição: Projeto do Ensino Artístico apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2735
Designação: Mestrado em Ensino da Música
Aparece nas colecções:ESART - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TM_JOSE_SOUSA.pdf1,81 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.