Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2749
Título: Os blogues educativos como fator de aproximação entre a família e a escola
Autor: Caroço, Vera Sofia Martins
Orientador: Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira
Palavras-chave: Tecnologia da informação e comunicação
Família
Escola
Alunos
Blogue
Information and communication technology
Family
School
Students
Blog
Data de Defesa: 2015
Resumo: O relatório de estágio reflete a importância dos blogues Educativos como fator de aproximação entre a família e a escola, que foi realizada na escola de 1º Ciclo do Ensino Básico. As tecnologias digitais têm grande impacto na educação, criando novas formas de aprendizagem, divulgação do conhecimento e, especialmente, novas relações entre o professor, o aluno e a sua família (pais/encarregados de educação). Neste sentido, este projeto teve por objetivo verificar qual o contributo dos blogues educativos como fator de aproximação entre a família e a escola. Este estudo foi realizado na Escolar Básica Faria de Vasconcelos, no 1º Ciclo e no 1º ano de escolaridade, onde participaram 25 alunos com idade compreendidas entre os 6 e 7 anos. A metodologia que se considerou mais adequada para a realização deste projeto foi a de caracter qualitativo com uma abordagem mista, onde se efetuou uma investigação que se reporta a um estudo de caso e a uma investigação-ação. O estudo ocorreu num tempo e espaço limitado, tendo como recolha de dados a observação participante, notas de campo e inquérito por questionário aos pais/encarregados de educação e alunos do 1º ano de escolaridade da Escola Faria de Vasconcelos. A análise dos dados demonstrou uma motivação manifestada pela participação ativa dos alunos ao longo de todo o projeto, tendo o uso dos blogues educativos ajudado a mais condições e contextos de aprendizagens mais motivadoras, interessantes e envolventes. Revelou também que tanto os alunos como os pais/encarregados de educação acharam interessante trabalhar com os blogues sendo uma maneira de motivar pelo caracter intuitivo que os mesmos proporcionam e, outra forma, sendo um fator de melhoria de aprendizagem dos alunos. Numa outra dimensão, foi também possível verificar que os blogues podem ser utilizados como um complemento, continuando a enfatizar o perfil permanente do professor.
Abstract - The internship report reflects the importance of Educational blogs as an approximation factor between the family and the school, which was held in the school of 1st cycle of basic education. Digital technologies have great impact on education, creating new ways of learning, dissemination of knowledge and, especially, new relationships between the teacher, the student and his family (parents/guardians). So, this project aimed to verify the contribution of educational blogs as an approximation factor between family and school. This study was conducted at the Escola Básica Faria de Vasconcelos, in the 1st cycle and 1st grade, attended by 25 students aged between 6 and 7 years. The methodology that was considered most appropriate for this project was the qualitative character with a mixed approach, where it made an investigation that relates to a case study and a research-action. The study took place in a limited space and time, with the data collection participant observation, field notes and questionnaire survey to parents/guardians and students of the 1st grade of Escola Básica Faria de Vasconcelos. Data analysis demonstrated a motivation shown by the active participation of students throughout the project, with the use of educational blogs helped more conditions and contexts of most motivating, interesting and engaging learning. It also revealed that pupils and parents/guardians found interesting to work with blogs is a way to motivate the intuitive character that they provide and, otherwise, with a factor of improvement of student learning. In another dimension, it was also possible to verify that blogs can be used as a supplement, continuing to emphasize is the permanent teacher profile.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2749
Designação: Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese final.pdf5,41 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.