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Título: Validação do modelo numérico da ligação tipo t-stub sujeita acções de impacto
Outros títulos: T-stub model under impact load – numerical model validation
Autor: Ribeiro, J.
Rigueiro, Constança
Santiago, A.
Palavras-chave: Análise numérica
Ligações metálicas
Cargas de impacto
Taxa de deformação elevada
Critérios de rotura
Data: Out-2014
Citação: RIBEIRO, J.; RIGUEIRO, M.C.; SANTIAGO, A. (2014) - Validação do modelo numérico da ligação tipo t-stub sujeita acções de impacto. In Congresso Nacional de Mecânica Experimental, 9, Aveiro, 15-17 de outubro. [Aveiro: Universidade de Aveiro]. p. 1-10
Resumo: Este artigo apresenta a validação de um modelo numérico para o estudo da resposta dinâmica não-linear de T-stub’s, desenvolvido com o software ABAQUS. O T-stub é usado no “método das componentes” para definição da resposta das componentes que mais contribuem para a ductilidade de ligações metálicas aparafusadas, nomeadamente a chapa de extremidade em flexão. O comportamento numérico do T-stub é validado recorrendo aos resultados obtidos em ensaios experimentais sob regime quase estático e também sob carregamentos dinâmicos de curta duração. Neste estudo são considerados T-stub’s soldados com banzos de espessura 10 e 15 mm em aço S355 e parafusos de dimensão M20 e de classe 8.8. O modelo numérico inclui a representação dos efeitos de possíveis taxas de deformação elevadas, com base na caracterização do material a partir de testes de Split Hopkinson Bar em compressão com uma taxa de deformação de 600 s-1.
ABSTRACT: This article presents the validation of a finite element model developed to study the non-linear dynamic response of the T-stub model. The T-stub model is used in the “component method” to establish the behaviour of components contributing the most for a joint’s ductility, namely the “end-plate” in bending. The numerical model is built with the software ABAQUS and validated against experimental tests under quasi-static and short transient dynamic loads. The study comprises welded T-stubs with flange thicknesses of 10 and 15 mm made of steel S355 and bolted with M20’s class 8.8. The numerical model takes into account possible elevated strain rate effects according to material characterization performed with compressive Spilt Hopkinson Bar tests at 600 s-1
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2770
Aparece nas colecções:ESTCB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

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