Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/278
Título: Primeiros resultados do efeito dos novos porta-enxertos sobre novas cultivares de cerejeira (Prunus avium L.) na Gardunha (Cova da Beira)
Autor: Carvalho, M.L.M.
Santos, M.J.M.
Palavras-chave: Prunus avium
Enxertia
Cerejeira
Cultivar
Data: 1996
Editora: IPCB. Escola Superior Agrária
Citação: CARVALHO, M.L.M. ; SANTOS, M.J.M. (1996) - Primeiros resultados do efeito dos novos porta-enxertos sobre novas cultivares de cerejeira (Prunus avium L.) na Gardunha (Cova da Beira). In Simpósio de Propagação Vegetativa de Espécies Lenhosas, Castelo Branco, 18 a 20 de Outubro - Actas. Castelo Branco : IPCB. ESA. p.121-134.
Resumo: Após dois anos de experimentação apresentam-se os primeiros resultados sobre as percentagens de pegamento de dois tipos de enxertia, de garfo e de borbulha, em local definitivo, de três novos porta-enxertos de cerejeira – Damil; Tabel-Edabriz; e Maxma 14 – num pomar localizado na Serra da Gardunha, Cova da Beira, utilizando novas cultivares. Simultaneamente são apresentados outros parâmetros de avaliação de afinidade cultivar/porta-enxerto, tais como: a variação da taxa de crescimento ao longo do primeiro ciclo vegetativo; o n.º de ramificações; o crescimento acumulado; o diâmetro do tronco junto à zona de enxertia; e os órgãos de frutificação presentes e respectiva distribuição na copa (hábitos de frutificação), após o segundo ciclo vegetativo. Estes dados são comparados, nas mesmas cultivares, com o porta-enxerto tradicional, o Prunus avium L. silvestre. Destes primeiros ciclos vegetativos podemos concluir o efeito marcado do vigor do porta-enxerto sobre a variação e o crescimento total dos lançamentos das cultivares, bem como o efeito deste sobre a diferenciação e tipo de órgãos de frutificação presentes. Contudo este efeito é extremamente variável em função do simbionte observado. Como primeiras conclusões podemos avançar o maior efeito ananicante do Tabel-Edabriz e o maior efeito vigorizante do Maxma 14, nalgumas cultivares quase idêntico ou superior, ao do Prunus avium L. silvestre.
Descrição: Comunicação apresentada no Simpósio de Propagação Vegetativa de Espécies Lenhosas que decorreu em Castelo Branco, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco de 18 a 20 de Outubro de 1996.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/278
Aparece nas colecções:ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PROPAG_MLCARVALHO.pdf1,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.