Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2786
Título: Ajustamento de uma equação de volume para povoamentos naturais de pinheiro bravo, na região do Pinhal Interior Sul
Autor: Duarte, Alcina Maria da Ressurreição
Orientador: Alegria, Cristina Maria Martins
Teixeira, Maria Cristina Canavarro
Palavras-chave: Modelos de volume total da árvore individual
Pinheiro bravo
Ajustamento de modelos
Validação independente de modelos
Data de Defesa: 2011
Resumo: No presente trabalho testaram-se quatro equações de volume total ajustadas para o pinheiro bravo na região de Castelo Branco e Oleiros, uma tabela de volume de dupla entrada para a espécie a Norte do Rio Tejo e uma de simples entrada, ambas da Direcção Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas. Para o efeito, recolheram-se dados referentes a 93 árvores (663 observações), em povoamentos de pinheiro bravo, em duas freguesias do Concelho da Sertã. Realizou-se a validação independente das quatro equações de predição e das duas tabelas de volume total da árvore individual. Da análise das estatísticas de validação e dos gráficos dos resíduos de predição, a equação que apresentou melhor prestação preditiva com os dados recolhidos foi um dos modelos desenvolvidos para o concelho de Castelo Branco. Seguidamente, realizou-se o ajustamento de quatro modelos de predição de volume total da árvore individual para os povoamentos de pinheiro bravo da área de estudo (três modelos lineares e um não linear). Da análise das estatísticas decorrentes do ajuste dos modelos de regressão, o modelo que apresentou melhores prestações foi novamente o modelo que havia sido seleccionado para a espécie e região de Castelo Branco.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Tecnologia de Sustentabilidade dos Sistemas Florestais.
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2786
Designação: Mestrado em Tecnologia e Sustentatibilidade dos Sistemas Florestais
Aparece nas colecções:ESACB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TM_ALCINA_DUARTE.pdf4,68 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.