Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/2803
Título: O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB
Autor: Gil, Henrique
Farinha, Cláudia
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação
Software educativo
Escola virtual
Português
1º Ciclo do Ensino Básico
Information technology and communication
Educational software
Virtual school
1st Cycle of Basic Education
Data: 2014
Editora: CITI-Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas, FCSH/UNL
Citação: GIL, Henrique ; FARINHA, Cláudia (2015) - O software educativo escola virtual : um cenário digital de aprendizagem no 1º CEB. In X Conferência Internacional EUTIC 2014, Lisboa, 22-24 de outubro - O Papel das TIC no Design de Processos Informacionais e Cognitivos : atas. Lisboa : CITI-Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas, FCSH. p. 437-445.
Resumo: A presente investigação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, teve como objetivo principal descrever e analisar a importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem, a partir da utilização do software educativo «Escola Virtual». Os participantes deste estudo foram 23 alunos do 3º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre as 8 e Os 9 anos. A metodologia utilizada nesta investigação foi a pesquisa qualitativa, com uma abordagem mista que integrou o estudo de caso e a investigação-ação. 0 estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante. A análise de dados demonstrou que o uso do software educativo pode promover aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas, realçando também a importância do papel do professor como mediador.
This research, conducted under the Supervised Teaching Practice, aimed to describe and analyze the importance of (CT in the teaching-learning process, based on the use of the educational software ‘Virtual School’. The study participants were 23 students from the 3rd grade, aged S and 9 years. The methodology used in this research was qualitative, with a mixed approach that integrated the case study and action-research. The study focused on a limited time and space, using participant observation as the main tool for collecting the data. The data analysis showed that the use of the educational software can promote a more motivating, challenging and meaningful learning, also highlighting the importance of the teacher’s role as a mediator.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/2803
ISBN: 978-989-95846-2-4
Aparece nas colecções:ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Eutic 2014.pdf4,58 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.